Notas de pesquisa, Notas de passagem

Autores/as

  • Camila Durães Zerbinatti UFSC

Palabras clave:

Passagens, mudanças e transições em pesquisa; Compositoras brasileiras; Obras para cello solo.

Resumen

Como num rito de passagem, nessas notas de pesquisa/ notas de passagem deixo aqui algumas colheitas da proposta anterior da pesquisa artística interdisciplinar e teórico-prática de doutoramento em curso, tecida nas fronteiras entre artes e feminismos, movida pela importância de  reconhecimento e possibilidades de escutas das obras aqui listadas, no campo da música, principalmente entre violoncelistas que querem conhecer e tocar obras para cello solo de compositoras brasileiras. Relembro um percurso nessa investigação, de onde ela veio e para onde navega agora. Reflito sobre um caminho pessoal de observação dos estados de inaudibilidade, marginalização, exclusão ou amplo desconhecimento que cercam, em geral, obras para cello solo de compositoras brasileiras. Trago alguns levantamentos sobre compositoras brasileiras, e, especialmente, sobre algumas de suas obras para cello solo. Lembro como essas perspectivas fazem parte de um conjunto maior de diversas ações e pesquisas artísticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alvarenga, Maria Zelia. 2020. “Ritos de passagem e dinâmicas de consciência.” Junguiana vol.38 no.1 São Paulo jan./jun. 2020. 183 – 196. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-08252020000100008

Coessens, Kathleen. 2014. “A arte da pesquisa em artes - traçando práxis e reflexão.” ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 1-20, 11. https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5423/4421

Cusick, Suzanne. “Feminist Theory, Music Theory, and the Mind/Body Problem.” Perspectives of New Music. Vol. 32, No. 1 (Winter, 1994), pp. 8-27 (20 pages) https://www.jstor.org/stable/833149?seq=1

Haraway, Donna. 2009. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial.” Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 5, p. 7–41, 2009. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773

Lorde, Audre. 2019. Irmã Outsider; tradução Stephanie Borges. Belo Horizonte: Atêntica Editora.

Manfrini, Daniele Beatriz & Cima, Rosanna. 2016. Pesquisa encarnada e ‘partir de si’: a articulação teórico-metodológica na narrativa de mulheres sobre o Ato Público ‘Somos Todxs Adelir’ (Florianópolis, 2014). Revista de História Regional, 21(2), 2016, 459-484. https://revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9157

Veloso, Rodrigo Felipe. 2016. ““Sal da terra, luz do mundo”: ritos de passagem e alquimia, caminhos de transformação em Clarice Lispector”. Doutorado, Tese., Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2022-11-21

Cómo citar

DURÃES ZERBINATTI, Camila. Notas de pesquisa, Notas de passagem . MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 172–182, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/82. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Notas de pesquisa