Sound as drama in Rameau

Autores/as

  • Didier Guigue Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palabras clave:

Rameau, Boréades, Orquestração, Drama, Ópera, Significação musical

Resumen

Mostramos um exemplo de como o compositor Francês Jean-Philippe Rameau (1683-1764), conhecido pela sua contribuição essencial para as formas de música cênica no final da era baroca, relaciona o timbre orquestral e as configuraões instrumentais à expressão do drama. Para tanto, faremos uma breve incursão pela ariette Un horizon serein, tirada da sua última tragédie lyrique, Les Boréades. Do libreto de Cahusac, Rameau extrai três palavras-chaves. A cada uma é dado um grupo de tópicos musicais, aos quais ele aplica um certo número de variações, de tal forma que cada palavra-chave ganha seu próprio mapa de identidade sonora. Almejamos destacar como o compositor cria uma dinâmica na superfície sonora por meio de uma permanente redistribuição do material musical entre uma grande diversidade de combinações instrumentais. Esta concepção da orquestração se funda na sua convicção que a orquestra – isto é, o som que ela pode produzir – é capaz de abarcar a expressão das peripecias do drama e dos sentimentos dos personagens no palco.

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Citas

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Publicado

2020-04-29

Cómo citar

GUIGUE, Didier. Sound as drama in Rameau. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 88–97, 2020. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/7. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Sobre a significação musical