Reflexões sobre os conceitos de gênero musical e distinção no contexto da música experimental

Autores/as

  • Fernando Gonzalez ESPM-SP

Palabras clave:

Comunicação, Consumo, Gênero musical, Distinção, Música experimental

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir sobre dinâmicas que evidenciam alguns dos embates de capital na música e que se configuram na prática e na vivência de diversos circuitos musicais. Abordamos também questões de classificação musical e disputas de capital simbólico, a partir das reflexões sobre gênero musical oferecidas por Janotti Jr. (2003) e Janotti Jr. e Sá (2019), nos servindo da proposta de análise e classificação oferecida pelo primeiro para localizar a música experimental como gênero. Propomos, por fim, uma expansão do conceito de distinção (Bourdieu, 2015) que surge após a discussão da noção de capital subcultural (Thornton, 1996) e de correntes que discordam dos argumentos do sociólogo francês, como a teoria do onivorismo cultural (Peterson; Kern, 1996; Coulangeon; Lemel, 2007).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Atkinson, Will. 2011. “The context and genesis of musical tastes: omnivorousness debunked. Bourdieu buttressed”. Poetics. N.39, 169-186.

Bourdieu, Pierre. 2014. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus

____Bourdieu, Pierre. 2015. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk

Bourdieu, Pierre. Saint-Martin, Monique. 2013. “Anatomie du Gout”. Actes de recherche en sciences sociales. v.2. n.5,.2-81. Paris : Persée

Castro, Marcos Câmara. 2012. Música erudita e esnobismo: contribuição para uma etnografia das práticas contemporâneas. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – João Pessoa. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1010561/mod_resource/content/0/PREENCHIDO_Template_para_trabalhos_escritos_XXII_Congresso_Anppom.pdf.

Cortez, Natália; Alzamora, Geane. 2015. “Agenciamento semiósico e intersubjetividade: perfil do gosto e gênero musical nos ambientes de streaming de músicas online.”. Eco-Pós. v.18. n.1.

Coulangeon, Philippe; Lemel, Yannick. 2007. “Is ‘distinction’ really outdated? Questioning the meaning of the omnivorization of musical taste in contemporary France”. Poetics. N.35, 93-111.

Gonzalez, Fernando. 2017. O Violinista Enigmático. Ambiguidades e processos midiáticos do músico André Rieu. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Faculdade Cásper Líbero.

Gottschalk, Jenny. 2016. Experimental Music since 1970. Nova Iorque: Bloombury Publishing

Griffiths, Paul. 2011. A música moderna: Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Grillo, Maria Lúcia Netto; Baptista, Luiz Roberto Perez; Marques, Adílio Jorge; Martins, Ricardo Pereira. (s.d.). A música no período clássico: Mozart e o idealismo artesciências. http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh6/SHVI/trabalhos%20orais%20completos/trabalho_016.pdf.

Janotti Jr. Jeder. 2003. “À procura da batida perfeita: a importância do gênero musical para a análise da música popular massiva”. Eco-Pós. v.6. n.2. 31-46.

Janotti Jr, Jeder; Sá, Simone Pereira de. 2019. “Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital”. Galáxia. n. 41 (mai-ago), 128-139. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542019239963

Palombini, Carlos. 1998. “Pierre Schaeffer, 1953: Por uma música experimental”. Revista Eletrônica de Musicologia Vol. 3, Outubro de 1998. https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Palombini-Pierre_Schaffer_1953.pdf.

Peterson, Richard; Kern, Roger. 1996. “Changing Highbrow Taste: From snob to omnivore”. American Sociological Review. v.61. n.5, 900-907. http://www.jstor.org/stable/2096460

Thornton, Sarah. 1996. Club Cultures. Middleton: Wesleyan University Press

Publicado

2022-02-09

Cómo citar

GONZALEZ, Fernando. Reflexões sobre os conceitos de gênero musical e distinção no contexto da música experimental. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 25–44, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/64. Acesso em: 21 nov. 2024.