Tudo é Brasil? A conformação de um cânone musical brasileiro nas listas de melhores álbuns de 2015 e 2019 em três veículos na internet

The conformation of a Brazilian musical canon in the lists of best albums of 2015 and 2019 in three vehicles on the internet

Autores/as

  • Giovanni de Sousa Vellozo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • João Paulo Mallmann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Valci Regina Mousquer Zuculoto Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

música, jornalismo musical, listas, melhores álbuns

Resumen

O conceito de “qualidade” na música popular se serve de vários referenciais, os quais, aplicados, podem evidenciar alguns padrões nas análises de críticos em veículos jornalísticos, como a invisibilização de artistas e estilos musicais devido à sua origem geográfica, gênero musical e espaço midiático. O presente artigo propõe-se a uma análise documental dos rankings de melhores álbuns brasileiros nos anos de 2015 e 2019 nos portais Rolling Stone Brasil, Miojo Indie e Tenho Mais Discos que Amigos, levando em conta a pluralidade de estilos musicais e os locais de origem dos artistas dos álbuns para depreender e discutir o possível cânone artístico presente como referencial das listas.

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

SOUSA VELLOZO, Giovanni de; MALLMANN, João Paulo; MOUSQUER ZUCULOTO, Valci Regina. Tudo é Brasil? A conformação de um cânone musical brasileiro nas listas de melhores álbuns de 2015 e 2019 em três veículos na internet: The conformation of a Brazilian musical canon in the lists of best albums of 2015 and 2019 in three vehicles on the internet. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 95–120, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/45. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos