Sobre sombras, tempestades... e bruxas: um ensaio sobre as permanências na semântica musical

Autores/as

  • Diósnio Machado Neto Laboratório de Musicologia (LAMUS) EACH -USP

Palabras clave:

significação musical, retórica tópica, música e cultura, história cultural, música ocidental

Resumen

Tomando em consideração a força do pensamento canônico da tradição ocidental, podemos dizer que há todo um campo de conhecimento que se articula sobre o entendimento da música como linguagem. A música é vetor de significados e valores, que se formam a partir de estruturas musicais. Partindo da questão sobre quais estruturas garantiram na contemporaneidade a permanência de representações simbólicas de personagens, sentimentos, ações, lugares etc. este ensaio busca levantar indagações sobre a dinâmica das ruptura das fronteiras dos universos musicais, a partir da percepção de que tais estruturas simbólicas, as “tópicas musicais”, criaram ideias-força dos valores que forjaram as estratégias da comunicação musical, inclusive na contemporaneidade. O texto discute, ainda, a permanência da epistemologia das tópicas musicais na música de cinema, numa perspectiva da tradição cultural ocidental.

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Publicado

2020-04-29

Cómo citar

MACHADO NETO, Diósnio. Sobre sombras, tempestades... e bruxas: um ensaio sobre as permanências na semântica musical. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 46–70, 2020. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/4. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Sobre a significação musical