A música do filme e a experiência musical africana: alguns comentários sobre um trabalho em andamento
Palabras clave:
Colonialismo, Tópicos, África, Cinema Ocidental, Música para CinemaResumen
Guerreiros zulus, caçadores brancos, pinturas de guerra, tambores obsessivos... Esses são alguns dos tópicos usados na produção cinematográfica ocidental ao longo do século XX que deu origem ao imaginário africano na sociedade ocidental. A representação fílmica (incluindo longas-metragens, documentários ou curtas-metragens) provou ser um veículo fundamental para transmitir aqueles topoi africanos, que, na verdade, aludem à África subsaariana. Por meio de uma análise detalhada de títulos como No Oeste de Zanzibar (West of Zanzibar, 1928), Atavismo (Men of two worlds,1946) ou Borom Sarret (1963), este artigo examina o uso de termos como “canibal” ou “música da selva” que, muitas vezes, aparecem como categorias na publicação de partituras do primeiro cinema. O artigo visa elucidar as maneiras pelas quais a música tem contribuído para criar um conceito de “o africano” na sociedade ocidental contemporânea.
Descargas
Citas
Barlet, Olivier. 1996. Les Cinemas d'Afrique Noire: Le Regard en Question. Paris: L’Harmattan.
Cameron, Kenneth. 1994. Africa on Film: Beyond Black and White. New York: Continuum.
Davis, Peter. 1996. In Darkest Hollywood: Exploring the Jungles of Cinema’s South Africa. Athens: Ohio University Press.
Diawara, Manthia. 1992. African Cinema: Politics & Culture. Bloomington: Indiana University Press.
Gugler, Josef. 2003. African Film: re-imagining a continent. Bloomington: Indiana University Press.
Haynes, Jonathan (ed). 2000. Nigerian Video Films. Revised and expanded edition. Athens: Ohio University Press.
Henderson, Clara. 2001. “When hearts beat like native drums: Music and the sexual dimensions of the notions of savage and civilized in Tarzan and His Mate, 1934”. Africa Today, vol. 48 (4): 90-124.
Lindfors, Bernth. 1996. “Hottentot, Bushman, Kaffir: Taxonomic Tendencies in Nineteenth- Century Racial Iconography,” Nordic Journal of African Studies 5(2):1-28.
Marks, Martin. 1997. Music and the Silent Film. New York: Oxford University Press.
Rapée, Erno. 1925. Encyclopedia of Music for Pictures. New York: 1925 (Reprint edition, 1970, New York: Arno Press).
Ukadike, Nwachukwu Frank. 1994. Black African Cinema. Berkeley: University of California Press.