Entre mães, martelos e mestres – Os muros de Pinky (Sobre a ópera-rock de Roger Waters)

(about the opera rock, by Roger Waters)

Autores/as

Palabras clave:

The wall, `ópera-rock, Roger Waters, poéticas audiovisuais

Resumen

Este artigo aborda a poética criativa da obra de The Wall, em suas diversas versões (disco, filme, show). Acreditamos que esta caracteriza o pensamento estético de Roger Waters, que se serve da obra como meio de expressão de seu ideário político. Tomando como referência o enredo, analisamos como os seus diversos elementos (composição musical, letra, animação gráfica enquadramentos de câmera), em suas diferentes vertentes performáticas expressam tal pensamento, ao mesmo tempo em que se configuram como uma obra. Subsidiam este estudo algumas notas que procuram contextualizar o trabalho de Waters ao Pink Floyd, assim como a realização do filme por Alan Parker.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ulisses Gomes da Rocha Júnior

Doutor e mestre em comunicação midiática e professor de graduação em jornalismo, das disciplinas telejornalismo, podcast e documentário, além de outras. Atuou como repórter especial e apresentador em importantes veículos de comunicação do país, entre eles Rede Record, SBT e Rádio CBN

Herman Tacasey, Fundação Armando Alvares Penteado |(FAAP)

Mestre em comunicação e cultura midiática pela Universidade Paulista (UNIP).  Licenciado em Artes Plásticas (Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP), é professor universitário e artista plástico: designer de produto, designer gráfico, motion design, animação, fotografia e na criação de objetos e maquetes para filmes e fotografias

Marcos Vinicius Moraes Terra, Museu da Pessoa

Mestre em comunicação e cultura midiática pela Universidade Paulista (UNIP). Atua como diretor executivo do Museu da Pessoa http://www.museudapessoa.net

Citas

Benjamin, Walter. "Sobre o Conceito da História." In Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas. Volume 1. Traduzido por Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Blake, M. Nos bastidores do Pink Floyd. São Paulo: Generale, 2012.

Carr, Michal, Tommy Connor, e Jimmy Leach. "The Little Boy That Santa Claus Forgot." Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Little_Boy_that_Santa_Claus_Forgot. Acesso em

Chion, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema: Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.

Contrera, Malena. "Imagens Edógenas e Imaginação Simbólica." Revista FAMECOS – Mídia, cultura e tecnologia, 2016.

Costa, Jacopo. 2020. “1968: The Beatles, Frank Zappa, the Soft Machine, Pink Floyd: Establishing the Dialogue between Experimentation and Tradition in Rock Music.” Rock Music Studies 7 (3): 175–86. doi:10.1080/19401159.2020.1792182.

Davis, K. “AR and Psychedelic Visuals in Modern Media." Tech Trends Magazine, 2019.

Fielder, Hugh. Pink Floyd behind the wall: the complete psychedelic history from 1965 to today. Nova Iorque: Race Point Publishing, 2013.

Gaca, Anna. "Some Pink Floyd fans in New Orleans booed Roger Waters for showing anti-Trump images onstage." Spin. Disponível em: https://www.spin.com/2017/07/roger-waters-pink-floyd-booed-anti-trump-images. Consulta: 20 out. 2024.

Gobern, J. Vera Lynn. "A madrinha da guerra ainda não se rendeu." Diário de Notícias, 23 mar 2017. Disponível em: https://www.dn.pt/artes/interior/a-madrinha-da-guerra-ainda-nao-se-rendeu-5735111.html. Consulta: 20 out. 2024.

Kreps, Daniel. "Roger Waters Rips Donald Trump at Mexico City Concert. ‘Trump Eres Un Pendejo’. Pink Floyd rocker says of wannabe wall builder." Rolling Stone, 01 out. 2016. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-news/roger-waters-rips-donald-trump-at-mexico-city-concert-126238/. Consulta: 20 out. 2024.

Maine, Samantha. "Roger Waters tells anti-Trump tour critics to ‘go see Katy Perry’ instead." NME. Disponível em: https://www.nme.com/news/music/roger-waters-anti-trump-critics-2121433. Consulta: 20 out. 2024.

Medaglia, Julio. “O som como (p)arte da narrativa”. Música impopular São Paulo: Global Editora, 1987.

Parker, Alan. *Pink Floyd The Wall. The making of the film, brick by brick*. Disponível em: http://alanparker.com/film/pink-floyd-the-Wall/making. Consulta: 20 out. 2024.20 out. 2024.

Pilz, Jonas, Jeder Silveira Janotti Junior, e Thiago Pereira Alberto. 2020. "Ethos Roqueiro, Rasuras e Conflitos Políticos na Turnê de Roger Waters no Brasil." MATRIZes 14, no. 2: 195-215.

Schafer. R.M. A afinação do mundo. São Paulo: Edunesp, 2012.

Valente, H.: Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1997.

Waters, Roger. "Roger Waters comenta polêmica em show e diz que luta não deveria ser entre fãs, mas contra os poderosos." G1. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2018/10/15/roger-waters-comenta-polemica-em-show-e-diz-que-luta-nao-deveria-ser-entre-fas-mas-contra-os-poderosos.ghtml. Consulta: 20 out. 2024.

Wikipedia. 'Us + Them tour.' Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Us_%2B_Them_Tour#cite_note-13. Consulta: 20 out. 2024."

Wikipedia. 'The Wall live (2010-2013).' Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Wall_Live_(2010–13). Acesso em 20 out. 2024.

Filmografia:

BEHIND the Wall. Dirigido e produzido por Bob Smeaton. Reino Unido: GMG Endemol Entertainment, 2000.

PINK Floyd The Wall. Dirigido por Allan Parker. Produção de Alan Marshall. Reino Unido: Goldcrest Films International, Metro-Goldwyn-Mayer, Tin Blue, 1982. Distribuição: Sony Music.

Vera Lynn. “The Little Boy That Santa Claus Forgot.” YouTube, vídeo, 2:26. Publicado por beralts, 6 de dezembro de 2008. https://www.youtube.com/watch?v=w4EbUIWEk8I&ab_channel=beralts). Acesso em 20 out. 2024.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

DE ARAÚJO DUARTE VALENTE, Heloísa; GOMES DA ROCHA JÚNIOR, Ulisses; TACASEY, Herman; MORAES TERRA, Marcos Vinicius. Entre mães, martelos e mestres – Os muros de Pinky (Sobre a ópera-rock de Roger Waters): (about the opera rock, by Roger Waters). MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 113–137, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/231. Acesso em: 18 ene. 2025.