Procura-se o Vilão: Utilização da análise musemática e da comparação interobjetiva em peças das coletâneas musicais do período do cinema silencioso
Palabras clave:
Musema, Comparação Interobjetiva, Coletâneas Musicais, Cinema SilenciosoResumen
Este estudo investiga o papel das coletâneas musicais no desenvolvimento de musemas relacionados ao arquétipo do vilão nas trilhas sonoras cinematográficas durante o período do cinema silencioso. Utilizando as metodologias da Análise Musemática e da Comparação Interobjetiva, propostas por Philip Tagg, foram examinadas peças musicais contidas em coletâneas publicadas no primeiro quartel do século XX, que possuem a indexação "Misterioso" no título ou em sua catalogação nos índices das coletâneas. A pesquisa identificou estruturas musicais recorrentes, como tonalidade menor, oitavas paralelas, articulação staccato e acordes diminutos. Essas estruturas foram reiteradas em diferentes peças, apresentando contextos paramusicais semelhantes, contribuindo para a conexão entre padrões formais musicais e figuras conotativas. As similaridades dessas estruturas musicais evidencia a relevância do repertório composto durante o período do cinema silencioso para a solidificação de padrões formais e conotativos dos elementos musicais que influenciaram a narrativa musical do cinema sonoro, podendo estas semelhanças serem melhor observadas através do conteúdo audiovisual criado para acompanhar este artigo, disponível através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=TXiwdQfdr3U. As conclusões sugerem que esses elementos, ao serem repetidamente combinados, contribuíram para a consolidação de uma linguagem musical codificada e para a formação de um arquétipo sonoro específico, utilizado como acompanhamento para a figura do vilão em obras cinematográficas.
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