Escassez e excesso: A mulher e o palco musical

Autores/as

  • Cássia Carrascoza Bomfim Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP

Palabras clave:

gênero, orquestra, música contemporânea, performance, COVID-19

Resumen

Este é um texto autobiográfico que versa sobre aspectos profissionais das mulheres na cena musical. Utilizamos os textos de McClary e Green para abordar questões de gênero na música. Relaciono a minha  experiência profissional em diferentes cenários para estabelecer uma narrativa que pretende elucidar aspectos da prática e poéticas musicais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bomfim, Camila Carrascoza. 2017. A Música Orquestral, a Metrópole e o Mercado de Trabalho: o declínio das orquestras profissionais subsidiadas por organismos públicos na Região Metropolitana de São Paulo de 2000 a 2016. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho."

Domenici, Catarina. 2013 "A performance musical e a crise da autoridade: corpo e gênero." Revista Interfaces 18: 76 – 95.

Green, Lucy. 2001. Música, gênero y educación. Madrid: Ediciones Morata.

McClary, Susan. 2002. Feminine Endings: Music, Gender, and Sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press (Kindle edition).

Nogueira, Isabel Porto. 2017. "Lugar de fala, lugar de escuta: criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artística e com as epistemologias feministas." Revista Vórtex 5: 1-20.

Palma, Gustavo Garcia da. 2017. Estados de presenças poéticas mapeadas pela técnica de Eletroencefalografia (EEG) e pela frequência cardíaca (BPM) e uma proposta de criação performativa por meio do sensoriamento neurofisiológico ao vivo. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

Santos, Taís Fernandez. 2019. "Feminismo e política na música erudita no Brasil." Revista Música 19: 220-240.

Zumthor, Paul. 2007. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify.

Publicado

2020-08-28

Cómo citar

CARRASCOZA BOMFIM, Cássia. Escassez e excesso: A mulher e o palco musical. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 116–131, 2020. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/22. Acesso em: 21 nov. 2024.