Música e memória: A atuação das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (1971-1989)
Palabras clave:
Compositoras Latino-americanas, Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC), Gênero, Música EruditaResumen
Este artigo baseia-se nos dados parciais obtidos na pesquisa em andamento acerca da atuação das mulheres nas quinze edições dos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC), que tiveram lugar em 5 países da América Latina entre os anos de 1971 e 1989, para pensar a questão de gênero em dois campos específicos: a música erudita e a América Latina. Iniciada em janeiro de 2020, tal pesquisa utiliza documentos originais organizados e disponibilizados pela compositora e musicóloga Graciela Paraskevaídis no sítio eletrônico www.latinoamerica-musica.net, com objetivo de corroborar com a recuperação de dados de compositoras, intérpretes, professoras e estudantes do gênero feminino invisibilizadas na maior parte das publicações que abordam a música erudita ocidental. Da mesma forma, o recorte enfocando o continente latino-americano busca enfatizar a importância deste - e dos CLAMC - para a construção de uma música erudita experimental e contemporânea com características próprias, em relação às metrópoles tidas como referência no Hemisfério Norte.
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