Improvisação Sobre O Pente de Istambul: cartografia inicial
Palabras clave:
Improvisação; composição; cartografia; rizoma; afetos.Resumen
Os processos de hibridação estruturam grande parte da produção musical de meados do século XX aos dias de hoje. A intertextualidade passou a ser uma poderosa ferramenta no estimulo para o pensamento criativo. Isso ocorre de diferentes maneiras nos processos de criação. No texto que estamos apresentamos vamos descrever a análise de um trabalho construído através de processos intertextuais junto à obra Estudo Sobre O Pente de Istambul de Gilberto Mendes, por meios de uma criação coletiva e em tempo real. Além da apreciação concebida pelo método de cartografia, que serviu para desenhar o desenvolvimento da composição musical, vamos traçar alguns paralelos com conceitos encontrados na obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Descargas
Citas
Alessio, Beatriz. 2012. Estudo sobre o Pente de Istambul, de Gilberto Mendes. São Paulo, Revista Música v. 13 nº1. ECA/USP.
Buckinx, Boudewijn. 1998. O Pequeno Pomo. São Paulo, Ateliê Editorial.
Caesar, Rodolfo. 2007. Notas Atos Gestos, organização de Sílvio Ferraz. Rio de Janeiro, 7Letras.
Canclini, Néstor García. 2019. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade, trad. Heloísa P. Cintrão, Ana R. Lessa, trad. Da introdução Gênese Andrade. São Paulo, Ed. USP.
Chueke, Zélia. 2013. Leitura, Escuta e Interpretação. Curitiba. Ed. UFPR.
Coelho, Francisco Carlos. 2006. Música Contemporânea Brasileira: Gilberto Mendes. São Paulo, CCSP Discoteca Oneyda Alvarenga.
Costa, Rogério L. M. 2017. Processos de consistência1 e contextos na improvisação livre: aproximações preliminares. Florianópolis, ORFEU v.2 UDESC.
Deleuze, Gilles, Guattari, Félix. 1995. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia, vol.1. São Paulo, Ed. 34.
Deleuze, Gilles, Guattari, Félix. 1997. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia, vol.4. São Paulo, Ed. 34.
Ferraz, Silvio. 2004. Composição por personagens: A escrita de Casa Tomada e Casa Vazia. Revista Em Pauta V. 15 Nº 24, p. 31-59. Porto Alegre, UFRG.
Griffiths, Paul. 1995. Enciclopédia da Música do Século XX. São Paulo, Ed. Martins Fontes.
xxx.
Pasquali, Lanussi. 2013. A arte contemporânea e o pensamento da diferença. Salvador. Ed Blade.
Passos, Eduardo, Kastrup, Virginia, Escóssia, Liliana da. 2009. Pistas do Método da Cartografia- Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre, Ed. Sulina.
Riley, John. 1994. The Art of Bop Drumming. N.Y. Manhattan Music Inc.
Salles, Paulo de Tarso. 2005. Aberturas e impasses – o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil – 1970-1980. São Paulo, Ed. Unesp.
Santaella, Lúcia. 2005. Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal; aplicações na hipermídia. São Paulo. Ed.Iluminuras: FAPESP.
xxx.
Souza, Rodolfo Coelho de. 2007. Sintaxe e parataxe na música moderna e pós-moderna. Opus, v. 13, n. 2, p. 73-91. Goiânia, UFG.