Videoclipe na era do streaming
Traços e tendências de uma “estética Hot Wheels” a partir de Saoko, de Rosalía
Keywords:
audiovisual; videoclipe; estética Hot Wheels; mito; RosalíaAbstract
Frenesi de edição, propostas técnicas e discursivas híbridas e exaltação ao artista protagonista são traços centrais de uma “estética do videoclipe” (Soares, 2013). Na era do streaming, essas características se potencializam. E estabelecem, segundo nossa hipótese, uma “estética Hot Wheels”, na qual artistas, cenários e composições musicais se rendem a uma linguagem automotiva pautada na presença de veículos, espaços urbanos, publicidade infantil e velocidade. Por meio da análise da materialidade audiovisual (Coutinho, 2016) e tomando como estandarte o álbum visual MOTOMAMI e, especificamente, o videoclipe da faixa “Saoko”, de Rosalía, identificamos propostas de narrativas audiovisuais que evocam mitos clássicos (Caillois, 1988). Que resistem ao tempo e às diferentes sociedades que o consomem, em dinâmica semelhante à do próprio videoclipe ao longo de sua existência e da persistência em múltiplas telas contemporâneas.
Downloads
References
BAKUON!!. IMDb, 2016. Disponível em: < https://www.imdb.com/title/tt5535154/plotsummary?ref_=ttpl_ql_3#synopsis >. Acesso em 17 de março de 2022.
BRASIL, André; MIGLIORIN, Cézar. “Biopolítica do amador: generalização de uma prática, limites de um conceito”. Revista Galáxia, São Paulo, n. 20, p. 84-94, dez. 2010 Galáxia, São Paulo, n. 20, p. 84-94, dez. 2010.
CAILLOIS, Roger. El mito y el hombre. Trad: Jorge Ferreiro. Fondo de Cultura Económica, México, 1988.
CISZEWKI. Alexandre. No Japão: “Bakuon!!”, um anime com garotas motociclistas. MOTO.com.br, 2016. Disponível em: < https://www.moto.com.br/acontece/conteudo/no-japao-bakuon-um-anime-com-garotas-motociclistas-97796.html >. Acesso em: 16 de março de 2022.
COUTINHO, Iluska. “O telejornalismo narrado nas pesquisas e a busca por cientificidade: A análise da materialidade audiovisual como método possível”. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016
GARRET, Filipe, 2020. Relembre a evolução do streamimg de vídeo e música entre 2010 e 2020. Disponível em https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/12/relembre-a-evolucao-do-streaming-de-video-e-musica-entre-2010-e-2020.ghtml. Acesso dia 17 de março de 2022.
GENETTE, G. “Paratexts: Thresholds of Interpretation”. Cambridge University, 1997
HELLER, Eva. “A Psicologia das Cores”: Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2012
LEUNG. Yasmine. “The meaning of Rosalía’s Saoko pays homaga to classic reggaeton.” The Focus, 2022. Disponível em: < https://www.thefocus.news/music/saoko-meaning/ >. Acesso em: 16 de março de 2022.
MACHADO, A. “Pré-cinemas & pós-cinemas”. Campinas, SP: Papirus, 1997
MATA, L. C. da. (2015). “Mimetismo e metamorfose”. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (61), 103-121. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i61p103-121
MEDEIROS. Kavad. Rosalia se junta a um grupo de motoqueiras no clip de “Saoko”. POPline, 2022. Disponível em: < https://portalpopline.com.br/rosalia-motoqueiras-clipe-saoko/ >. Acesso em: 16 de março de 2022.
OLIVEIRA. Rodrigo. Saga: Velozes e Furiosos. Papo de Cinema, 2021. Disponível em: < https://www.papodecinema.com.br/especiais/saga-velozes-e-furiosos/ >. Acesso em: 16 de março de 2022.
ROSALÍA ANUNCIÓ LA FECHA DE SALIDA DE SU ÁLBUM CON EL SINGLE “SAOKO”. Bilboard Argentina, 2022. Disponível em: < https://billboard.com.ar/rosalia-anuncio-la-fecha-de-salida-de-su-nuevo-album-con-el-single-saoko/ >. Acesso em: 16 de março de 2022.
SAOCO. Urban Dictionary, 2008. Disponível em: < https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Saoco >. Acesso em: 16 de março de 2021.
“SAOKO” de Rosalía. CoatColours, 2022. Disponível em: < https://pt.coatcolours.com/saoko-rosal-118362 >. Acesso em: 16 de março de 2022.
SOARES, Thiago. “A Estética do Videoclipe”. João Pessoa. Editora da UFPB, 2013
SOUSA, Rainer Gonçalves. "A Caixa de Pandora"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/a-caixa-pandora.htm. Acesso em 17 de março de 2022.