Estudos Culturais, enfrentamento de hegemonias e o legado musical de Lillian Fuchs
Keywords:
Estudos culturais e música, Lillian Fuchs, viola de arco, livros de estudos didáticos, mulheres compositorasAbstract
A partir dos conceitos dos Estudos Culturais e seus desdobramentos através de novas perspectivas interdisciplinares, tendo a música como um dos principais elementos formadores da Cultura, surgiu a oportunidade de nos aprofundarmos sobre a vida e obra da musicista Lillian Fuchs (1902-1995), com foco na linguagem de suas composições para viola de arco no século XX, e identificar conexões entre as características e as necessidades do seu contexto de atuação e os reflexos em sua produção intelectual e musical. Fuchs foi musicista, violista, intérprete, professora e compositora, e enfrentou duas hegemonias principais durante sua atuação que abordamos neste artigo: a hegemonia do violino – instrumento que foi destacado por seu timbre mais agudo e brilhante, dando a impressão de que a viola de arco ficava em segundo plano – e a hegemonia do homem, por conta da invisibilidade social de sua obra num escopo de atuação que ainda não reconhece de maneira ideal a produção de mulheres como Fuchs.
Downloads
References
Atanasova, E. “Sounds of the twentieth century: music for viola by women composers”. City University of New York, New York, 2019.
Fonseca, F. C. “Colonialidade: novos olhares e desdobramentos”. UFBA, Bahia – BA, 2019.
Fuchs, Lillian. “Fifteen Characteristic Studies for Viola”. Oxford: Oxford University Press, 1965.
__________. “Sixteen Fantasy Etudes for Viola”. New York: International Music Company, 1959.
__________. “Sonata Pastorale for Unaccompanied Viola”. Associated Music Publishers, Inc., 1956.
__________. “Twelve Caprices for Viola’. New York: Boosey & Hawkes, 1950.
Gerard, E. “Women's Contributions to Viola Repertoire and Pedagogy in the Twentieth Century: Rebecca Clarke, Lillian Fuchs, and Rosemary Glyde”. Nova Iorque, 2019.
Grosfoguel, R. e Mignolo, W. “Intervenciones Descoloniales: una breve introduccion”. Tábula Rasa. Bogotá. Colômbia, No. 9:29-37, jul-dec. 2008
Harnoncourt, N. “O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
Hart, S. “The violist as composer”. Maryland, EUA. 2015.
Iazzetta, F. “Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia”. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. São Paulo, 2014.
Kubala, R. L. “O concerto para viola e orquestra de Antônio Borges Cunha: a obra e uma interpretação”. Campinas, 2009. Tese de doutorado (Artes). UNICAMP, Campinas, 2009.
Mallow, J. “Lilian Fuchs: Complete Music for Unacompanied Viola”. Ontário: Naxos, 2006.
Meirelles, C. “Perspectivas pedagógico-musicais para o ensino da viola no Brasil”. João Pessoa, 2018
Mignolo, W. “Histórias locais/projetos globais – Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar”. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
Monteiro da Silva, E. “Dossiê Temático: No bicentenário de Clara Schumann (1819-2019), uma reflexão sobre a atuação e a visibilidade das mulheres na música”. Sao Paulo, 2019.
Nascimento, F. “Obras didáticas originais para viola e sua utilização no ensino de graduação no Brasil: investigação e panorama histórico de seu desenvolvimento”. Campinas, 2017.
Nogueira, I. “Lugar de fala, lugar de escuta: criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artística e com as epistemologias feministas”. Revista Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 2, 20117, p. 1-20.
Oliveiros, P. “The Contribution of Women Composers”, in: Oliveros 2015, Software for People: Collected Writings 1963-80, p. 132-137
Palumbo, M. “The Viola: Its Foundation, Role, and Literature, Including an Analysis of the “Twelve Caprices” of Lillian Fuchs”. Ball State University, 1981.
Peeva, T. “Lillian Fuchs: Violist, Teacher, and Composer; Musical and Pedagogical Aspects of the 16 Fantasy Études for Viola”, Louisiana State University, 2011.
Scoggin, G. “A pedagogia e a performance dos instrumentos de cordas no Brasil: um passado que ainda é realidade”. Per Musi, Belo Horizonte, v. 7, 2003.
Williams, A. D. “Lillian Fuchs, First Lady of the Viola”. 2ª ed. revisada. San Bernardino: iUniverse, Inc., 2004.