O conceito de gênero em suas diversas vertentes
Keywords:
gênero, androcentrismo, sociopolítico, equanimidade dos gêneros biológicos, filosofia hermética, psicologia analítica de Carl Jung, cenário musicalAbstract
O termo Gênero no presente artigo foi avaliado levando em conta a discussão em torno deste conceito no cenário musical, na Psicologia Analítica de Carl Jung e na Filosofia Hermética do Antigo Egito e da Grécia Antiga. Essas três vertentes não contemplam o predomínio de um gênero biológico em detrimento de outro, o que inviabiliza a conduta sociopolítica e androgênica que tem dominado nossa sociedade. Ao contrário, trabalham no sentido de interligar um gênero ao outro, sem hierarquizá-los. Esse comportamento, se adotado em nossa sociedade, auxiliaria em muito o desenvolvimento cognitivo, psíquico e profissional dos indivíduos, além de favorecer a equanimidade dos gêneros biológicos.
Downloads
References
Atkinson, William W. 2018. O Caibalion: edição definitiva e comentada. Um estudo da filosofia hermética. Tradução de Rosabis Camaysar e Jeferson Luiz Camargo. São Paulo, Pensamento.
Correa, Marcio G. 2018. Gêneros musicais e suas múltiplas funções e significados no repertório e nas diversas áreas de conhecimento. Tese (Doutorado em Música). São Paulo, IA-UNESP, Programa de Pós-Graduação em Música.
Dénizeau, Gérard. 2002. Los géneros musicales: Una visión diferente de la historia de la musica, Barcelona: Ediciones Robinbook.
Houaiss, Antonio. 2010. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.
Jung, C.G. 1971. O Eu e o inconsciente. Rio de Janeiro: Editora Vozes.
Lima, Sonia R. Albano de. 2019.
Lima, Sonia R. A. 1999. Escola Municipal de Música – 30 anos de ensino profissionalizante. São Paulo: Fundação Biblioteca Nacional; Edição da Autora.
____ 2019 a. “Relatório da Presidência da ANPPOM – 2015-2019”. Caderno de Resumos e Anais do XXIX Congresso da ANPPOM de 2019. Pelotas, ANPPOM.
____2019 b 50 anos – Escola Municipal de Música de São Paulo (edição comemorativa). São Paulo, Cartago Editorial.
____ 2021. Ações extracurriculares como fator complementar de formação no ensino superior de música. São Paulo, Musa Editora.
Silva, Eliana M.; Zani, Amilcar. 2020. “Música e Memória: A atuação das mulheres nos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea (1971-1989). Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, no. 1, ano 2, 104-115.
Queiroz, O. A. P. 1994. Dicionário Latim-português. São Paulo:Editora LEP S.A.
Sadie, Stanley (org.). 1994. Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro, Zahar Editor
Santos, Thais F. 2019. “Feminismo e Política na música erudita no Brasil”. Revista Música, vol. 19, n. 2, 220-240.
Silva, Eliana M. A. M. 2008. Clara Schumann: compositora x mulher de compositor. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo, Universidade de São Paulo.
____Silva, Eliana Maria de Almeida Monteiro. 2014. Beatriz Balzi e o piano da América Latina: a música erudita deste continente analisada a partir das gravações da pianista na série de CDs Compositores Latino-Americanos. Tese (Doutorado em Música). São Paulo, Universidade de São Paulo.
____ Silva, Eliana M da; Zani, Amilcar. 2020. “Mu?sica e memo?ria: A atuac?a?o das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Mu?sica Contempora?nea (1971-1989)”. Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia- MusiMid 1, no. 2, 104-115.
Silva, Valdemir A. 2018. Edição e Catálogo Comentado das obras não publicadas da compositora Adelaide Pereira da Silva. Dissertação (Mestrado em Música), IA-UNESP.
Três Iniciados. 1997. O Caibalion: Estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia São Paulo: Editora Pensamento.