The invention of sound

Authors

  • François Delalande Groupe de Recherches Musicales (National Audiovisual Institute, Paris)

Keywords:

som, música contemporânea, timbre, escuta

Abstract

O século XX trouxe importantes novidades para a música ocidental: Depois de sete séculos, em que o ato de compor consistia em escrever sobre papel pautado e confiar a partitura à execução dos intérpretes até que, em meados do século XX, passou-se a compor música com máquinas em estúdio, com sons e não com notas. Tal revolução tecnológica faz eco a uma anterior que a precedeu: a revolução da escrita, ocorrida no século XIII, quando a notação, que era apenas usada como registro, passou a servir para inventar música com o auxílio dos olhos. A revolução tecnológica do século XX diz respeito a todos os gêneros musicais: o jazz, por exemplo, desenvolveu-se graças ao disco, o rock está ligado ao desenvolvimento do disco de longa duração (long-play), assim como o resgate da interpretação da música barroca. Ao longo dos séculos, o timbre tornou-se cada vez mais importante e controlado pelo compositor. A palavra “timbre” é hoje insuficiente para descrever tudo em detalhes; deu lugar a um conceito mais amplo, aparentemente fluido, mas muito claro para os músicos: o “som”. A mutação tecnológica abalou as práticas sociais.

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Published

2020-04-29

How to Cite

DELALANDE, François. The invention of sound. Brazilian Journal on Music and Media Studies, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 71–81, 2020. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/5. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Sobre a significação musical