O disco enquanto acesso: Pós-escassez, curadorias artificiais e o futuro da escuta

Post-Scarcity, Artificial Curation and the Future of Listening

Authors

  • Rômulo Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

capitalismo cognitivo, algoritmos musicais, escuta digital, spotify

Abstract

O presente trabalho visa analisar as condições de escuta musical a partir da emergência do capitalismo cognitivo ou de plataformas. Apresentamos o mercado fonográfico como um experimento de vanguarda no que diz respeito à comoditização do incorpóreo, à disputa pela desterritorialização dos commons e ao uso indiscriminado de algoritmos de mapeamento das subjetividades e previsão de escolhas e gostos. Nesse contexto, os discos musicais aparecem não mais enquanto objetos ou entes simples, mas enquanto portais de acesso a determinados repositórios codificados de arquivos, isto é, enquanto interfaces, e os artistas que pretendem manter sua autonomia precisam também se tornar mediadores do que criam. Tal perspectiva engendra novos paradigmas em relação a, entre outras questões, o papel das práticas curatoriais e a preservação da memória cultural.

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Published

2021-04-30

How to Cite

MORAES, Rômulo. O disco enquanto acesso: Pós-escassez, curadorias artificiais e o futuro da escuta: Post-Scarcity, Artificial Curation and the Future of Listening. Brazilian Journal on Music and Media Studies, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 61–76, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/43. Acesso em: 21 nov. 2024.