The Panorama of Musical Semiotics and One New Theory to Elaborate it Further. The Paradigm of Existential Theory in Music

Authors

  • Eero Tarasti University of Helsinki

Keywords:

análise musical, significados musicais, semiótica existencial, modelo zêmico, representação

Abstract

Este ensaio discute primeiramente a necessidade de refletir sobre os fundamento epistemológico da análise musical e, particularmente, como este é modificado pela introdução de significados musicais. Em seguida, apresenta-se as questões básicas da nova teoria da semiótica existencial, como o modelo 'Zêmico', com suas categorias de Moi/Soi e os modos de ser Moi1 (corpo), Moi2 (pessoa), Soi2 (prática social), Soi1 (valores). Esse modelo é baseado na versão modificada do 'quadrado semiótico' da escola de Paris, mas também nas lógicas hegelianas e nos conceitos de sensível/inteligível de Lévi-Strauss, bem como Ich/Gesellschaft de Theodor Adorno. De fato, o zêmico tenta retratar a mente humana e suas duas forças básicas: uma do corpo para os valores, isto é, a sublimação, e a outra dos valores para o corpo, ou seja, a encarnação (embodiment). Além disso, o ensaio trata do problema da representação, ou seja, como o zêmico aparece em signos e textos, como a música. Neste contexto, examina-se a questão específica da música e da globalização e faz-se referências a filósofos como Wittgenstein (música ouvida ‘como isto’) e McTaggart. No final, propõe-se um novo tipo de 'geração' para análise musical concreta.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Almén, Byron. 2008. A Theory of Musical Narrative. Bloomington: Indiana University Press.

Bakhtin, Mikhail. 1981. The Dialogic Imagination. Four Essays. Austin: University of Texas Press.

Barker, Chris. 2008. Cultural Studies. Theory and practice. Los Angeles; London: Sage.

Bartók, Béla. 1957. Weg und Werk. Schriften und Briefe. Zusammengestellt von Bence Szabolcsi. Budapest: Corvina.

Birger Carlstedt, modernismin haaste. 2019. A Catalogue from exhibition at Amox Rex, Helsinki.

Charles, Daniel. 2001. La fiction de la postmodernité selon l’esprit de la musique. Paris: PUF.

Chueke, Zelia. 2017. Face à l’inconnu. Les pianistes et la musique de leurs temps. Analyse, interprétation et créations. Préface Jean-Yves Bosseur. Paris: L’Harmattan.

Eco, Umberto, and Fedriga, Riccardo, eds. 2014. Storia della Filosofia Dall’Antchità al Medioevo. Roma, Bari: Giuseppe Laterza.

Grabocz, Marta. 2009. Musique, Narrativité, Signification. Préface Charles Rosen. Paris: L’Harmattan.

Greimas, A.J. 1979. Sémiotique. Dictionnaire raisonnée de la théorie du langage. Paris: Hachette.

Hatten, Robert. 2004. Interpreting Musical Gestures, Topics and tropes. Mozart, Beethoven, Schubert. Bloomington: Indiana University Press.

Hegel, G. W. F. 1969. Science of Logic. Translated by A.V. Miller. London: George Alleen & Unwin Ltd.

Hegel, G. W. F. 1972. Logiikan tiede I. Finnish translation by Eero Tarasti, manuscript.

Hermans, Hubert, ed. 2002. "The Dialogical Self”. Theory & Psychology, Special Issue: vol 12, no. 2, April. Alberta: Sage Publications.

Inwood, Michael. 1995. A Hegel Dictionary. Oxford: Blackwell Publishers.

Kurth, Ernst. 1947. Grundlagen des linearen Kontrapunktes. Berlin. Max Hesse Verlag.

Jacono, Jean-Marie. 2008. «Une étrange absence – Jean-Jacques Nattiez face à la sémiotique d’Eero Tarasti». In A Sounding of Signs. Modalities and Moments in Music, Culture and Philosophy, edited by Robert S. Hatten, Pirjo Kukkonen. Richard Littlefield, Harri Veivo, Irma Vierimaa, 281-6. Acta Semiotica Fennica XXX. Helsinki: The Semiotic Society of Finland.

Marcel, Gabriel. 1927. Journal métaphysique. Paris: Gallimard.

McKerrell, Simon and Lyndin C.H. Way (eds.). 2017. Music as Multimodal Discourse. Semiotic, Power and Protest. London: Bloomsbury.

McTaggart, J. M. E. 1988. The Nature of Existence I-II. Cambridge: Cambridge University Press.

Monelle, Raymond. 2006. The Musical Topic: Hunt, Military and Pastoral. Bloomington: Indiana University Press.

Nora, Tia de. 2010. Music in Everyday Life. Edinburgh: Cambridge University Press.

Pankhurst, Tom. 2008. Schenker Guide. A Brief Handbook and Website for Schenkerian Analysis. New York, London: Routledge.

Rosen, Charles. 2010. Music and Sentiment. New Haven; London: Yale University Press.

Plotinus. 1991. The Enneads. Translated by Stephen Mackenna, abridged with an introduction and notes by John Dillon. London: Penguin Books.

Ricoeur, Paul. 1983. Temps et récit. Paris: Editions Seuil.

Rosato, Paolo. 2013. The Organic Principle in Music Analysis: A Semiotic Approach. Acta Semiotica Fennica XLII. Approaches to Musical Semiotics 16. Helsinki: Semiotic Society of Finland.

Scruton, Roger. 1997. The Aesthetics of Music. Oxford: Clarendon Press.

Tarasti, Eero. 1994. A Theory of Musical Semiotics. Bloomington: Indiana University Press.

Tarasti, Eero. 2000. Existential Semiotics. Bloomington: Indiana University Press.

Tarasti, Eero. 2004. “Minnesotan päiväkirja” (Minnesota Diary) in Pariisin uudet mysteerit. (The New Mysteries of Paris). Helsinki: Publications of the Semiotic Society of Finland.

Tarasti, Eero. 2012. Semiotics of Classical Music: How Mozart, Brahms and Wagner Talk to Us. Berlin: Mouton de Gruyter.

Tarasti, Eero. 2015. Sein und Schein: Explorations in Existential Semiotics. Berlin: Mouton de Gruyter.

Thibault, Mattia. 2017. The Meaning of Play. A Theory of Playfulness, Toys and Games as Cultural Semiotic Devices. Doctoral dissertation. Dep. di studi umanistici. Università degli studi di Torino.

Thielemann, Christian. 2012. Mein Leben mit Wagner. München: C. H. Beck.

Tomaszewski, Mieczyslaw. 1999. Frederic Chopin und seine Zeit. Regensburg: Laaber.

Wildgen, Wolfgang. 2018. Musiksemiotik. Musikalische Zeichen, Kogntion und Sprache. Würzburg: Königshausen & Neumann.

Wittgenstein, Ludwig. 1980. Remarks on the Philosophy of Psychology. Vo. 1. Edited by G.E.M. Anscome and G.H. von Wright. Oxford: Basil Blackwell.

Wittgenstein, Ludwig. 1989. Logisch-philosophische Abhandlung. Tractatus logico-philosophicus. Kritische Edition Hrsgg. Brian McGuinness und Joachim Schulte. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Downloads

Published

2020-04-29

How to Cite

TARASTI, Eero. The Panorama of Musical Semiotics and One New Theory to Elaborate it Further. The Paradigm of Existential Theory in Music. Brazilian Journal on Music and Media Studies, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 11–35, 2020. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/2. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Sobre a significação musical