What is a choir?

Reflexions from Gilberto Mendes' works and personal trajectory

Authors

  • Susana Cecilia Igayara-Souza Universidade de São Paulo
  • Marco Antonio da Silva Ramos Universidade de São Paulo

Keywords:

Gilberto Mendes, choral singing, Brazilian music, new music, Ars Viva Madrigal

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre Gilberto Mendes e sua contribuição para a atividade coral como espaço de experimentação, diálogo com o repertório do passado, laboratório de criatividade, espaço prático de geração de novas obras e novas formas de apresentação, exploração de relações entre o oral e o escrito. Gilberto Mendes foi um dos fundadores do Madrigal Ars Viva. Qual o impacto de ter um coralista como ele entre os membros de um coral? Em que medida a experiência coral está presente em sua obra? Em que sentidos a trajetória de Gilberto Mendes pode nos inspirar a termos uma atividade coral sempre renovada e aberta para o desconhecido? No ano do centenário de Gilberto Mendes, que ele seja uma Inspiração (título de uma de suas obras corais) e que o ideal da “música nova” ganhe sempre novos contornos nas atividades corais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Duarte, Lydia de Araújo. “Madrigal Ars Viva: 30 anos de vanguarda”. In: Valente, Heloísa de Araújo Duarte. Madrigal Ars Viva: 50 anos. São Paulo: Letra e Voz, p. 69-108.

Francato, Adriana Alexandre. 2003. Asthmatour-para coro e percussão (1971) de Gilberto Mendes: elaboração de partitura oficial supervisionada pelo compositor. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. Orientação: Marco Antonio da Silva Ramos.

Gabriel, Ana Paula dos Anjos. 2021. Música do século XX e música antiga em performances corais em São Paulo (1960-1979): práticas interpretativas. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Orientação: Susana Cecilia Igayara-Souza.

Garcia, Denise. 2009. “Santos Football Music: um Divertimento alla Mendes”. Anais do XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Curitiba: UFPR.

Houaiss, Antônio; Villar, Mauro de Salles; Franco, Francisco Manoel de Mello. 2001. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Machado Neto, Diósnio. 2011.” Ouçam esse som espantoso: o debate estético como legado do Ars Viva”. In: Valente, Heloísa de Araújo Duarte. Madrigal Ars Viva: 50 anos. São Paulo: Letra e Voz, p. 13-21.

Magre, Fernando de Oliveira. 2017. A inserção da música contemporânea no repertório de coros infantojuvenis -Descrição de uma metodologia. Revista Vórtex. Curitiba, v.5, n.3, p. 1-16

Magre, Fernando de Oliveira. 2021. “A pesquisa vocal de Gilberto Mendes: algumas reflexões sobrea a música coral de sua fase experimental. In: Santos, Antonio Eduardo (org). 2021. É sal é sol é sul de Nouveau... pois !!! Gilberto Mendes: modernidade, pós modernidade, transmodernidade na música contemporânea brasileira. Santos: Editora Universitária.

Mendes, Gilberto. 1993. Relatório [manuscrito]. X Painel Funarte de Regência Coral IBAC – USP.

Mendes, Gilberto. 1994. Uma odisseia musical: dos mares do Sul expressionista à elegância Pop/Art Déco. São Paulo: Edusp.

Mendes, Gilberto. 2008. Viver sua música: com Stravinsky em meus ouvidos, rumo à avenida Nevskiy. São Paulo: Realejo/ Edusp.

Oliveira, Denise Castilho; Igayara-Souza, Susana Cecilia. 2015. “Asthmatour, de Gilberto Mendes: a obra como instrumento de musicalização”. Anais do II Festival de Música Contemporânea Brasileira: Edino Krieger e Gilberto Mendes. Campinas, FMCB, p. 47-48.

Revista Veja. 1971. “Vanguarda gravada”. São Paulo: Editora Abril, 26/05/71.

Rutter, John. 2012.“Foreword”. In: Quadros, André de (editor). The Cambridge Companion to Choral Music. Cambridge University Press.

Santos, Antonio Eduardo. 2011. “Madrigal Ars Viva: um laboratório musical, em Santos”. In: Valente, Heloísa de Araújo Duarte. Madrigal Ars Viva: 50 anos. São Paulo: Letra e Voz, p. 47-51.

Souza, Carla Delgado de. 2011. Os caminhos de Gilberto Mendes e a música erudita no Brasil. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Orientação: Rita de Cássia Lahoz Morelli.

Souza, Rodolfo Coelho. 2011. “O Madrigal Ars Viva como laboratório de compositores”. In: Valente, Heloísa de Araújo Duarte. Madrigal Ars Viva: 50 anos. São Paulo: Letra e Voz, p. 23-28.

Valente, Heloísa de Araújo Duarte. 2011. Madrigal Ars Viva: 50 anos. São Paulo: Letra e Voz.

Published

2023-03-31

How to Cite

IGAYARA-SOUZA, Susana Cecilia; DA SILVA RAMOS, Marco Antonio. What is a choir? : Reflexions from Gilberto Mendes’ works and personal trajectory. Brazilian Journal on Music and Media Studies, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 50–70, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/131. Acesso em: 21 nov. 2024.