Estudos Culturais, enfrentamento de hegemonias e o legado musical de Lillian Fuchs
Palavras-chave:
Estudos culturais e música, Lillian Fuchs, viola de arco, livros de estudos didáticos, mulheres compositorasResumo
A partir dos conceitos dos Estudos Culturais e seus desdobramentos através de novas perspectivas interdisciplinares, tendo a música como um dos principais elementos formadores da Cultura, surgiu a oportunidade de nos aprofundarmos sobre a vida e obra da musicista Lillian Fuchs (1902-1995), com foco na linguagem de suas composições para viola de arco no século XX, e identificar conexões entre as características e as necessidades do seu contexto de atuação e os reflexos em sua produção intelectual e musical. Fuchs foi musicista, violista, intérprete, professora e compositora, e enfrentou duas hegemonias principais durante sua atuação que abordamos neste artigo: a hegemonia do violino – instrumento que foi destacado por seu timbre mais agudo e brilhante, dando a impressão de que a viola de arco ficava em segundo plano – e a hegemonia do homem, por conta da invisibilidade social de sua obra num escopo de atuação que ainda não reconhece de maneira ideal a produção de mulheres como Fuchs.
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