Estudos Culturais, enfrentamento de hegemonias e o legado musical de Lillian Fuchs

Autores

  • Fernanda Pavan Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Teresinha Rodrigues Prada Soares Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Palavras-chave:

Estudos culturais e música, Lillian Fuchs, viola de arco, livros de estudos didáticos, mulheres compositoras

Resumo

A partir dos conceitos dos Estudos Culturais e seus desdobramentos através de novas perspectivas interdisciplinares, tendo a música como um dos principais elementos formadores da Cultura, surgiu a oportunidade de nos aprofundarmos sobre a vida e obra da musicista Lillian Fuchs (1902-1995), com foco na linguagem de suas composições para viola de arco no século XX, e identificar conexões entre as características e as necessidades do seu contexto de atuação e os reflexos em sua produção intelectual e musical. Fuchs foi musicista, violista, intérprete, professora e compositora, e enfrentou duas hegemonias principais durante sua atuação que abordamos neste artigo: a hegemonia do violino – instrumento que foi destacado por seu timbre mais agudo e brilhante, dando a impressão de que a viola de arco ficava em segundo plano – e a hegemonia do homem, por conta da invisibilidade social de sua obra num escopo de atuação que ainda não reconhece de maneira ideal a produção de mulheres como Fuchs.

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Publicado

09-02-2022

Como Citar

PAVAN, Fernanda; RODRIGUES PRADA SOARES, Teresinha. Estudos Culturais, enfrentamento de hegemonias e o legado musical de Lillian Fuchs. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 55–73, 2022. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/66. Acesso em: 21 nov. 2024.