A música do filme e a experiência musical africana: alguns comentários sobre um trabalho em andamento

Autores

  • Andrew Lawrence Kaye Rowan University
  • Everaldo Asevedo Universidade Federal da Bahia
  • Morgana Gama Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Colonialismo, Tópicos, África, Cinema Ocidental, Música para Cinema

Resumo

Guerreiros zulus, caçadores brancos, pinturas de guerra, tambores obsessivos... Esses são alguns dos tópicos usados na produção cinematográfica ocidental ao longo do século XX que deu origem ao imaginário africano na sociedade ocidental. A representação fílmica (incluindo longas-metragens, documentários ou curtas-metragens) provou ser um veículo fundamental para transmitir aqueles topoi africanos, que, na verdade, aludem à África subsaariana. Por meio de uma análise detalhada de títulos como No Oeste de Zanzibar (West of Zanzibar, 1928), Atavismo (Men of two worlds,1946) ou Borom Sarret (1963), este artigo examina o uso de termos como “canibal” ou “música da selva” que, muitas vezes, aparecem como categorias na publicação de partituras do primeiro cinema. O artigo visa elucidar as maneiras pelas quais a música tem contribuído para criar um conceito de “o africano” na sociedade ocidental contemporânea.

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Referências

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Publicado

28-02-2021

Como Citar

LAWRENCE KAYE, Andrew; ASEVEDO, Everaldo; GAMA, Morgana. A música do filme e a experiência musical africana: alguns comentários sobre um trabalho em andamento. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 165–186, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/37. Acesso em: 21 nov. 2024.