La voz y su doble: una aproximación a la oralidad y a la herencia de las primeras grabaciones en los fonoautogramas de Scott y los fonogramas de Edison

Autores

Palavras-chave:

Voz, oralidade, registro sonoro, canción infantil, blues

Resumo

Este artigo enfoca a herança medial que foi derivada das primeiras gravações sonoras nas invenções de Édouard-Léon Scott de Martinville e Thomas Alva Edison. A comparação de ambas as propostas é feita em atenção aos seus respectivos contextos sociais, culturais e tecnológicos, levando em conta aspectos ético-morais, semântico-literários, bem como formas de circulação e recepção que, com suas devidas transformações formais, as fizeram sobreviver até hoje. Além de reconhecer as diferenças entre os dois repertórios, essa comparação evidencia o fato de que o conteúdo dessas gravações pioneiras está ligado a práticas sociais como a oralização de versos e canções infantis enraizadas na memória coletiva, e que são recuperadas em outras gravações emblemáticas mais contemporâneas e em outros gêneros musicais, como o blues.

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Biografia do Autor

Bruno Armendáriz Torroella, Facultad de Filosofía y Letras, UNAM

Estudiante de Letras Francesas de la UNAM.

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Publicado

11-09-2024

Como Citar

GONZALEZ AKTORIES, Susana; ARMENDÁRIZ TORROELLA, Bruno. La voz y su doble: una aproximación a la oralidad y a la herencia de las primeras grabaciones en los fonoautogramas de Scott y los fonogramas de Edison. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 130–150, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/186. Acesso em: 21 nov. 2024.