Núcleo Música Nova e o Simpósio Internacional de Música e Informática no Festival Música Nova 1988

Autores

Palavras-chave:

Simpósio Internacional de Música e Informática, Festival Música Nova, Núcleo Música Nova, Música Eletroacústica

Resumo

O presente artigo aborda as interações entre o Núcleo Música Nova e o Festival Música Nova de Santos, ocorrido em 1988, sob a parceria Gilberto Mendes e Conrado Silva. Esse contexto foi essencial para o desenvolvimento e a promoção da música eletroacústica no Brasil, destacando o papel crucial do Festival Música Nova como difusor cultural. O Núcleo Música Nova, liderado por Conrado Silva, organizou o Simpósio Internacional de Música e Informática, atraindo compositores renomados e pesquisadores. As palestras do simpósio abordaram questões fundamentais sobre o uso de ferramentas computacionais na composição musical, as relações entre processos digitais e analógicos na música eletroacústica, programas especialistas em música digital e a música digital na América Latina. A repercussão na mídia ressaltou a relevância cultural do evento, enquanto o Festival enfrentou desafios financeiros. O legado desses eventos influenciou o desenvolvimento subsequente da pesquisa e produção em música eletroacústica na América Latina, marcando uma significativa convergência entre música e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Guerra, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor titular da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, UnB (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in Computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego (1995/6). Realizou Pós-doutorado Instituto de Artes da UNESP na área de Computer Music (2012). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Música, Cência e Tecnologia, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Composição Musical, Computer Music, Música Eletroacústica, Música Contemporânea, Interatividade. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG por três mandatos e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. É Editor da Música HODIE, revista do Programa de Pós-graduação em Música da UFG (https://www.revistas.ufg.br/musica/)

 

Referências

Aharonián, Coriún. 2009, "La música, la tecnología y nosotros los latinoamericanos." LULÚ, n. 3, abril de 1992. Revista Lulú : edición facsimilar. - 1a ed. - Buenos Aires : Biblioteca Nacional ; Buenos Aires. ISBN 978-987-9350-86-7.

Aharonián, Coriún. "Resumen de los quince cursos latinoamericanos de música contemporánea." 2007. http://www.latinoamerica-musica.net/. Atualmente não acessível.

Arcela, A. 2014. :Um tipo de contraponto existente no espaço-tempo intervalar”. Revista Música Hodie , v. 14 (1). DOI: 10.5216/mh.v14i1.32867. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/32867. Acesso em: 11 novembro de 2023.

Arcela, A. 1988. “Timbres Ortoestereofônicos.” Anais do Simpósio Internacional de Música e Informática. São Paulo: FAPESP. 24 a 26 de agosto, pp 21-23

Asuar, J V. 1988. “Música Digital na América Latina: um enfoque alternativo.” Anais do Simpósio Internacional de Música e Informática. São Paulo: FAPESP. 24 a 26 de agosto, pp 17-20

Barlow, C. 1988. “Programas especialistas em música digital.” Anais do Simpósio Internacional de Música e Informática. São Paulo: FAPESP. 24 a 26 de agosto, pp13-15

CDMC. 2012. “Vandenbogaerde, Fernand (1946): Biographical elements. Centre de documentation de la musique contemporaine. Disponível em: http://www.cdmc.asso.fr/en/ressources/compositeurs/biographies/vandenbogaerde-fernand1946. Acesso em 11 de novembro de 2023. Coelho, João Marcos. "68 e a Música Nova." Digestivo Cultural: 25/08/2008. http://www.digestivocultural.com/ensaios/imprimir.asp?codigo=268. Acessado em 12 de novembro de 2023.

Coelho, João Marcos. 2008. No Calor da Hora – Música & cultura nos anos de chumbo. São Paulo: Algol Editor.

Dal Farra, Ricardo. 2004a." Latin American Electroacoustic Music Collection." Portal Daniel Langlois Foundation for Art, Science, and Technology. https://www.fondationlanglois.org/html/f/page.php?NumPage=544. Acessado em 12 de novembro de 2023.

Dal Farra, Ricardo. 2004b. "El archivo de música electroacústica de compositores latinoamericanos." Fondation Daniel Langois, 2004. https://colegiocompositoresla.org/2004/11/15/archivo-de-musica-electroacustica-de-compositores-latinoamericanos/.

Acessado em 12 de novembro de 2023.

Dal Farra, Ricardo. 2003. "The Electronic Music in Latin America." Portal Unesco. https://www.academia.edu/2187401/The_Electronic_Music_in_Latin_America. Acessado em 12 de novembro de 2023.

Gallardo, Rodrigo. 2023. "José Vicente Asuar: el legado del padre de la música electroacústica en Chile". Universidad de Chile Podcast. Disponível em: https://uchile.cl/noticias/203484/josevicente-asuar-el-padre-de-la-musica-electroacustica-en-chile. Acesso em 11 de novembro de 2023.

Guerra, Anselmo. 2014a. “Conrado Silva (1940-2014) Um legado para a música eletroacústica brasileira.” Revista Música Hodie, v.1, p.224 - 227. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.33022.

Guerra, Anselmo. 2014b. “Conrado Silva: 1988, o ano da eletroacústica no Festival Música Nova.” Revista Vórtex, Curitiba, v.2, n.2, p.82-86. Mendes, Gilberto. 1994.Uma Odisséia Musical. São Paulo: EdUSP.Parmerud, Ake. 1988. “O uso de microcomputadores na composição musical.” Anais do Simpósio Internacional de Música e Informática. São Paulo: FAPESP. 24 a 26 de agosto, pp 7-10.

Silva, Conrado Silva (editor). 1988. Anais do Simpósio Internacional de Música e Informática. São Paulo: FAPESP. 24 a 26 de agosto.

Silva, Conrado. 1985. "Música Eletroacústica na América Latina." ART 013 – Revista da Escola de Música e Artes Cênicas, abril de 1985. Salvador: UFBA.

Soares, Teresinha Rodrigues Prada. 2006. "A Utopia no Horizonte da Música Nova." Anais do XVIII Encontro Regional da Anpuh-São Paulo (Associação Nacional de História-Seção São Paulo). Assis, de 24 a 28 de julho de 2006. https://www.academia.edu/76101915/A_utopia_no_horizonte_da_música_nova. Acessado em 12 de novembro de 2023.

Soares, Teresinha Rodrigues Prada. 2006. “A Utopia no Horizonte da Música Nova.” Tese de Doutorado – Pós-graduação em História Social. São Paulo: USP. Vandenbogaerde, F. 1988. “Relações entre Processos Digitais e Analógicos na Música

eletroacústica.” Anais do Simpósio Internacional de Música e Informática. São Paulo: FAPESP. 24 a 26 de agosto, pp 11-12

Downloads

Publicado

11-09-2024

Como Citar

GUERRA, Anselmo. Núcleo Música Nova e o Simpósio Internacional de Música e Informática no Festival Música Nova 1988. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 33–52, 2024. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/180. Acesso em: 21 nov. 2024.