Murray Schafer e a Escola Bauhaus
Palavras-chave:
: Murray Schafer; Escola Bauhaus; Pensamento Interdisciplinar; Artes Integradas.Resumo
Este texto de natureza bibliográfica e documental, fez parte de uma pesquisa de mestrado em música, e seu objetivo foi investigar parte do trabalho artístico e pedagógico do compositor, escritor, artista visual, projetista acústico e educador musical canadense R. Murray Schafer, e das influências que recebeu de propostas filosóficas, artísticas e pedagógicas de artistas-educadores Walter Gropius, Johannes Itten, Paul Klee e Wassily Kandinsky, da escola de arte alemã Bauhaus. Consideramos que as influências citadas pelo compositor e por outros (as) autores (as) nos textos pesquisados. Estão presentes na pesquisa como princípios ativos veiculados nas artes visuais, nas artes integradas, na educação musical e, principalmente, aqueles disseminados pela Escola Bauhaus. No levantamento bibliográfico efetuado, constatou-se a ausência de uma investigação contemplando a relação que este compositor teve com esta Escola. A conteúdo deste artigo poderá trazer aos educadores musicais e pesquisadores de outras áreas de interesse, subsídios para atuar de forma integrada com todas as linguagens artísticas e com um ensino musical voltado para um entendimento estético mais sensibilizador e interdisciplinar.
Downloads
Referências
Albano de Lima, Sonia R. 2016. Música, educação e interdisciplinaridade: uma tríade em construção. – São Paulo: Editora Cultura Acadêmica.
Argan, Giulio Carlo. 1992. Arte Moderna. Translated by Regina Bottmann e Frederico Carotti – São Paulo: Companhia das Letras.
Caznok, Yara Borges. 2008. Música: entre o audível e o visível. – 2ª edição. São Paulo: Ed Unesp; Rio de Janeiro: Funarte.
Chipp, H.B. 1996. Teorias da arte moderna. Translated by Waltensir Dutra et al) – 2ª edição – São Paulo: Martins Fontes.
Cunha, Daiane Solange Stoeberl. 2020. A integração das artes na formação de arte para a educação básica no Brasil e na Espanha. Tese de Doutorado. São Paulo, Unesp.
Droste, Magdalena. 2019. Bauhaus - Archiv Berlin 1919-1933.Berlin: Taschen Bibliotheca Universalis.
Fonterrada, Marisa T. de Oliveira. 2012. Raymond Murray Schafer: O educador musical em um mundo em mudança. In: Mateiro e Ilari, Tereza e Beatriz (org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: InterSaberes. cap. 9, p. 275-303.
_____________. 2004. O lobo no labirinto: uma incursão à obra de Murray Shafer. São Paulo: Editora Unesp.
_____________. 2005. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora Unesp.
Kandinsky, 2012. W. Ponto e linha sobre plano. Translated by Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes.
Lupton, Ellen; Miller, J. Abbott (org.). 2019. O ABC da Bauhaus: a Bauhaus e a teoria do design. Translated by Maria Luisa de Abreu Lima Paz. São Paulo: Gustavo Gili.
Ramalho de Castro, R. C. 2010 “O pensamento criativo de Paul Klee”. Per Musi, Belo Horizonte, n.21.7-18.
Schafer, R. Murray. 2001. A Afinação do Mundo. Translated by Marisa T. Fonterrada. São Paulo: Editora Unesp.
__________________. 2009. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons; Translated by Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. – São Paulo: Editora Melhoramentos.
__________________. 1991. O ouvido pensante. 1991.Translated by Marisa T. Fonterrada, Magda R.G da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Ed. Unesp, 1991.
__________________. 2018. OuvirCantar: 75 exercícios para ouvir e criar música. Translated by Marisa Trench Fonterrada – São Paulo: São Paulo Editora Unesp.
__________________.2002. Patria: the complete cycle. Ontario: Coach House Books.
__________________. 2019. Vozes da tirania: templos de silencio. Translated by Marisa Trench de Oliveira Fonterrada – São Paulo: Editora Unesp.
WICK, Rainer. 1989. Pedagogia da Bauhaus. Translated by João Azenha Jr – São Paulo: Martins Fontes.