“- Ah, Aquele que jogou a guitarra?” Uma conversa com o multiartista Sérgio Ricardo sobre A noite do espantalho e sobre a música dos filmes

Autores

  • Guilherme Maia Universidade Federal da Bahia
  • Márcia Carvalho Centro de Pesquisa em Música e Mídia

Palavras-chave:

canção no cinema, linguagem audiovisual, filme musical, direção cinematográfica, música popular

Resumo

Entrevista com o multiartista Sérgio Ricardo sobre sua obra como compositor e diretor de cinema, realizada em 2014 pelos professores Guilherme Sarmiento e Guilherme Maia; André Félix, então mestrando do Póscom-UFBA, e Artur Dias, então graduando em Cinema e Audiovisual da UFRB, no Condomínio Pedra Bonita, no bairro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O material bruto dessa entrevista foi transcrito e revisado por Paulo César de Jesus e Jamile Freitas, alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA, e editado por Guilherme Maia e Márcia Carvalho especialmente para o dossiê Canção popular e audiovisual: latitudes contemporâneas  da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, Márcia. 2015. A canção no cinema brasileiro. São Paulo: Alameda/FAPESP.

Laboratório de Análise Fílmica (LAF). http://lafposcom.com.br/laf-entrevista-sergio-ricardo/

Sérgio Ricardo - memória viva. https://www.sergioricardo.com/.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Como Citar

MAIA, Guilherme; CARVALHO, Márcia. “- Ah, Aquele que jogou a guitarra?” Uma conversa com o multiartista Sérgio Ricardo sobre A noite do espantalho e sobre a música dos filmes. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 187–197, 2021. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/35. Acesso em: 18 jan. 2025.