Os estudos sobre música popular na Itália: uma síntese histórica/política
Palavras-chave:
música popular, musicologia, etnomusicologia, estudos sobre música italianaResumo
Os cursos de música popular foram timidamente introduzidos nas universidades italianas entre o final dos anos 1900 e início dos anos 2000, e ainda sob disciplinas “guarda-chuva” (etnomusicologia, estudos de mídia e comunicação, sociologia). Uma área disciplinar oficial dedicada à música popular, ainda não há. No entanto, a pesquisa sobre música popular existe no país pelo menos desde a década de 1960. A Itália sediou dois importantes congressos internacionais (em 1983 e 2005); ademais, os pesquisadores italianos em música popular são conhecidos internacionalmente e participam como membros de associações, conselhos editoriais, comitês científicos. Para explicar essa contradição, um longo período histórico deve ser revisitado. É uma história italiana muito particular. Ou talvez não.
Downloads
Referências
Decreto Ministeriale 29 luglio 2011 n. 336, attachment B, available at: http://attiministeriali.miur.it/media/174801/allegato%20b_def.pdf, accessed July 15, 2020.
Adorno, Theodor.W. [1938]. “On the Fetish-Character in Music and the Regression of Listening”, in Leppert, Richard. ed. 2002 Essays on Music. Theodor W. Adorno. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 288-317.
____ [1941] (with the assistance of George Simpson) “On Popular Music”. In Leppert, Richard. (ed.) 2002 Essays on Music. Theodor W. Adorno. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 437-469.
Agostini, Roberto. 1992. “Studiare la popular music”. In Stefani, Gino. ed 1992 Dal blues al liscio. Studi sull’esperienza musicale comune. Verona: IANUA, 167-189.
Allorto, Riccardo; Sartori, Claudio. 1959. “La Musicologia italiana dal 1945 a oggi”. In Acta Musicologica 31 (1). Basel: Bärenreiter Verlag, 9-17.
Eco, Umberto. (1964a) “Prefazione”, in Straniero, Michele.L., Liberovici, Sergio, Jona, Emilio; De Maria, Giorgio. 1964 Le canzoni della cattiva coscienza, Milano: Bompiani, 5-24.
____. 1964b “La canzone di consumo”, in Apocalittici e integrati. Comunicazioni di massa e teorie della cultura di massa. Milano: Bompiani, 275-294
____ 1994. Apocalypse Postponed, Bloomington: Indiana University Press.
Fabbri, Franco. 2010 ‘What is popular music? And what isn’t? An assessment, after 30 years of popular music studies’, Musiikki, 2. Helsinki, 72-92.
____ 2014 “Il Trentennio: ‘musica leggera’ alla radio italiana, 1928-1958”. In De Benedictis, Angela ed. La musica alla radio, 1924-1954. Storia, effetti, contesti in prospettiva europea. Roma: Bulzoni Editore, 225-243.
_____ 2019. “Quelle musicologie pour la chanson?” In: Abbrugiati, Perle; July, Joël; Jacono Jean-Marie eds. Chanson. Cartographier un genre en mutation. 1st ed. Aix-en-Provence: PUP.
Gallo, Alberto F.; Ziino, Agostino, Cattin, Giulio, Bianconi, Lorenzo, Surian, Elvidio, Serravezza, Antonio and Tullia Magrini. 1982. “Vent’anni di musicologia in Italia”. In Acta Musicologica 54 (1/2). Basel: Bärenreiter Verlag, 7-83.
Horn, David; Tagg, Philip. ed .1982. Popular Music Perspectives. Papers from The First International Conference on Popular Music Research, Amsterdam, June 1981, Göteborg; Exeter; Ottawa; Reggio Emilia: IASPM.
Josephs, Norman. 1982. “Popular Music Research: Its Uses in Education”, in: Horn, David; Tagg, Philip. ed.. 1982. Popular Music Perspectives. Papers from The First International Conference on Popular Music Research, Amsterdam, June 1981, Göteborg; Exeter, Ottawa; Reggio Emilia: IASPM, 243-245.
MacDougald Jr., Duncan. 1941. ‘The Popular Music Industry, in Lazarsfeld, Paul F., Stanton, Frank K. ed.. Radio Research. New York: Duell, Sloan and Pearce, 65-109.
Stefani, Gino ed. 1992. Dal blues al liscio. Studi sull’esperienza musicale comune. Verona: IANUA
Straniero, Michele L., Liberovici, Sergio, Jona, Emilio, De Maria, Giorgio. 1964. Le canzoni della cattiva coscienza. Milano: Bompiani.
Straarup, Ole. 1982 “Popular Music Research: Needs and Uses in Education”,. In: Horn, David; Tagg, Philip. ed .1982. Popular Music Perspectives. Papers from The First International Conference on Popular Music Research, Amsterdam, June 1981, Göteborg; Exeter; Ottawa; Reggio Emilia: IASPM, 246-248.
Tagg, Philip. 1982. ‘Music Teacher Training Problems and Popular Music Research’, in Horn, David; Tagg, Philip. (eds) (1982) Popular Music Perspectives. Papers from The First International Conference on Popular Music Research, Amsterdam, June 1981, Göteborg; Exeter; Ottawa; Reggio Emilia: IASPM. 232-242.