Notas de pesquisas e contatos em tempos híbridos

Autores

  • Thayná Bonacorsi bonacorsithayna@gmail.com Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Fenomenologia, Tecnologia, performance, Pesquisa em música

Resumo

Ciente da efemeridade de minha pesquisa e, de alguma maneira, tentando situar bem o espaço e tempo no qual trabalho, estas notas se apresentam como uma forma de expor, partilhar e dividir as percepções da pesquisa envolvendo performance e tecnologia, do perito conceitual que se alarga e se fecha, das contradições deliciosas de se fazer pesquisa em arte enquanto se une o carácter multi presente das tecnologias digitais tecida nas fronteiras das grandes áreas citadas e por meio de contatos ainda não completamente presenciais mas já não mais proibidos devido questões de saúde pública. Reflito e exponho questões de base teórica para o pensar da performance associada a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e do impacto e da bagagem agregada ao pesquisar tecnologias ao pesquisar sobre os impactos, acomodações e transformações que o ensino remoto da performance deixou após os anos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. , 2007. Cultura. Dicionário de Filosofia. Edição revista e ampliada. Tradução e revisão de Alfredo Bossi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes.

ABBOTT, E. A. 2021. Planolândia – Um romance de muitas dimensões. Tordesilhas.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. 1998. Dicionário de política I; trad. Carmen C, Varriale et ai.; coord. trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. - Brasília : Editora Universidade de Brasília.

COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. 2006. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Revista Per Musi online, vol.14, Belo Horizonte, jul/dez.

FERRAZ, Marcus Sacrini Ayres. 2009. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

HONORIO, Jucemar. 2012. A má ambiguidade na filosofia de Maurice Merleau-Ponty. Florianópolis - SC. 2012 137f . Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina.

LAGE, Guilherme M. et al. 2002. Aprendizagem motora na performance musical: reflexões sobre conceitos e aplicabilidade. Per Musi, v. 5, n. 6, 14p..

MERLEAU-PONTY, Maurice. 2011. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ferreira de Moura. 4ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes.

OLIVEIRA, Patrícia Mertzig Gonçalves de; COSTA, Maria Luisa Furlan. 2018. Mapeamento da pesquisa em Educação Musical a Distância no Brasil. Curitiba, PR: Editora CRV.

PINTO, A. V. , 2005. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto.

SANTAELLA, Lúcia. 2010. Cultura e arte do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. -4ª ed. -. São Paulo: Paulus.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

BONACORSI, T. Notas de pesquisas e contatos em tempos híbridos. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 115–126, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/169. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Notas de pesquisa