"Nasci com sintetizadores dentro de mim": hyperpop, plataformas digitais e um futuro pós-gênero

Autores

Palavras-chave:

Hyperpop, Spotify, Gêneros musicais, Identidades de gênero

Resumo

O artigo apresenta e problematiza a complexa caracterização do chamado hyperpop enquanto gênero musical (genro). Em paralelo, e/ou concomitantemente, aborda-o como expressão de uma identidade de gênero (gender) mais fluída e não-binária. Certas disposições da plataforma digital Spotify são o estopim da problematização geral. Do ponto de vista metodológico, adotamos procedimentos cartográficos, bem como entrevistas dadas por artistas envolvidos nessa produção musical, dentro e fora do Brasil. No plano teórico, além do filósofo e crítico cultural inglês Mark Fisher, recorremos a outros especialistas acadêmicos que têm dado atenção ao fenômeno. Em conclusão, defendemos o hyperpop como anúncio e efetivação de um futuro pós-humano e pós-gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLACKBURN, Anton. 2021. “Queering Accelerationism: virtual ethnography, PC music, and the temporal politics of queerness”. Dissertação de Mestrado – Musicology, University of Oxford, Oxford, 63p.

BRACKETT, David. 2016. Categorizing Sound: genre and twentieth-century popular music. California: University of California Press.

CHRISTIANA, Anthony. 2021. “Hyperpop: how streaming services create and control genre through curation”. Hamilton Digital Commons. Disponível em: <https://digitalcommons.hamilton.edu/student_scholarship/42/>. Acesso em: 21 jan. 2023.

ENIS, Eli. 2020. “This is hyperpop: a genre tag for genre-less music”. Vice [S.l]. Disponível em: <https://www.vice.com/en/article/bvx85v/this-is-hyperpop-a-genre-tag-for-genre-less-music>. Acesso em: 17 jan. 2023.

FISHER, Mark. 2004. “Give it a name”. K-punk, [S.l], 4 fev. 2004. Disponível em: http://k-punk.abstractdynamics.org/archives/001576.html. Acesso em: 21 jan. 2023.

LEMCO, Ben Dandridge. 2020. “How hyperpop, a small Spotify playlist, grew into a Big Deal”. The New York Times [S.l]. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2020/11/10/arts/music/hyperpop-spotify.html>. Acesso em: 17 jan. 2023.

LUCE, Miles. 2021. “The ‘Gec-Effect’: how 100 gecs renders genre and gender absurd”. zenith!, [S.l], v. 5, n. 1, p. 9-24, jun, 2021. Disponível em: https://journals.ku.edu/zenith/article/view/15564 Acesso em: 17 jan. 2023.

MAISONNEUVE, Justin. 2022. “Escaping The Binaural-Dimension: theoretical and methodological approach to discussing and analyzing gender and personae in popular music”. Dissertação de Mestrado – Arts in Music, University of Ottawa, Ottawa, 153p.

MARCH, Lucy. 2022. “Wrap You Up in My Blue Hair”: vocaloid, hyperpop, and identity in “Ashnikko Feat. Hatsune Miku – Daisy 2.0”. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/15274764221093599. Acesso em: 17 jan. 2023.

ROSÁRIO, Nísia Martins do. 2016. Cartografia na comunicação: questões de método e desafios metodológicos. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (orgs.). Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, p. 175-194.

ROSÁRIO, Nísia Martins do; COCA, Adriana Pierre. 2018. “A cartografia como um mapa movente para a pesquisa em comunicação”. Comunicação & Inovação (OnLine), Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USCS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), São Caetano do Sul / SP, v. 19, p. 34-48.

ROSÁRIO, Nísia Martins do; AGUIAR, Lisiane Machado. 2012. “Pluralidades metodológicas: a cartografia aplicada às pesquisas de audiovisual”. Comunicación, v. 1, p. 1262-1275.

SHERBURNE, Philip. 2014. “PC Music’s Twisted Electronic Pop: a user’s manual”. Pitchfork [S.l]. Disponível em: <https://pitchfork.com/thepitch/485-pc-musics-twisted-electronic-pop-a-users-manual/>. Acesso em: 16 jan. 2023.

SOBRENOME e NOME DO AUTOR 2. 2021. Título de artigo publicado e referências bibliográficas. Acesso em: 26 jan. 2023.

SOBRENOME e NOME DO AUTOR 2. 2023. Título de artigo publicado e referências bibliográficas. Acesso em: 26 jan. 2023.

WALKER, Sophie. 2021. “404 Error, Genre Not Found: the life cycle of internet scenes”. Complex [S.l]. Disponível em: <https://www.complex.com/pigeons-and-planes/life-cycle-of-internet-genres-scenes-hyperpop-digicore-cloud-rap/>. Acesso em: 20 jan. 2023.

WILLIAMS, Patrick. 2021. “Beyond the Binary: digital voices and transhumanist expression in SOPHIE’s Oil of Every Pearl’s Un-Insides”. Dissertação de Mestrado – Music, California State University, Long Beach, 40p.

YALCINKAYA, Günseli. 2021. “Hyperpop is the new sound for a post-pandemic world”. Dazed [S.l]. Disponível em: <https://www.dazeddigital.com/music/article/52088/1/hyperpop-new-sound-for-a-post-pandemic-world-spotify-soundcloud-glaive/>. Acesso em: 17 jan. 2023.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

SILVEIRA, F.; FERNANDEZ, R. "Nasci com sintetizadores dentro de mim": hyperpop, plataformas digitais e um futuro pós-gênero. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 67–81, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/168. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Música Entretelas