O músico e o professor
Entrevista com Mauricio Carrilho, professor na Escola Portátil de Música
Resumo
Mauricio Lana Carrilho é um violonista brasileiro, nascido no na cidade do Rio de Janeiro. O músico atua como instrumentista, compositor, arranjador, produtor e professor. É sobrinho do flautista Altamiro Carrilho e filho de Álvaro Carrilho, também flautista, que o incentivou a seguir carreira na música e contribuiu largamente para formar uma nova geração de chorões na Escola Portátil de Música, no Rio de Janeiro, a qual Mauricio foi um dos fundadores e até hoje integra o corpo docente.Carrilho já concedeu entrevistas a diversos pesquisadores e jornalistas nos mais variados veículos de comunicação, sempre com muita generosidade e disposição. Esta entrevista tem um enfoque na atividade do músico como professor de violão e outras disciplinas relacionadas ao universo do choro, ao qual tem dedicado uma parte significativa de sua carreira.
Downloads
Referências
Bittar, Iuri Lana. Fixando uma gramática: Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto. 2011. Dissertação (Mestrado emMúsica) –Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Carrasqueira, Toninho. Divertimentos-descobertas: Estudos Criativos para o Desenvolvimento Musical – Sopros e Cordas Friccionadas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017. 240 p.
Carrilho, Mauricio. Biografia. Disponível em: http://www.mauriciocarrilho.com.br/trajetoria#top. Acesso em 05 mai. 2022.
Rosa, Luciana F. Relações entre escrita e oralidade na transmissão e práxis do choro no Brasil. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes USP, São Paulo, 2020.