Ciudades vibrantes: Sonido y experiencia aural urbana en América Latina.

Autores

Palavras-chave:

Virada sonora, ciudade, cidadania, auralidade, espaço publico

Resumo

El libro Ciudades vibrantes: experiencia sonora y urbana en América Latina, editado por Natalia Bieletto-Bueno (2020), reúne una serie de textos que presentan y analizan, desde distintas perspectivas, las múltiples, y muchas veces contradictorias, relaciones que existen entre el sonido , escucha y espacio público en las ciudades latinoamericanas. De esta forma, ofrece tanto un estado del arte sobre los estudios de las ciudades latinoamericanas realizados desde la perspectiva del giro sonoro, como nuevas formas de entender la ciudad y quienes la habitan.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Fernando Velásquez Ospina, Universidad de Antioquia

Juan Fernando Velasquez Ospina é Coordenador dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Artes da Universidad de Antioquia em Medellín, Colômbia. Sua pesquisa cruza história cultural e estudos sonoros para explorar as múltiplas relações entre som, tecnologia e processos de formação social, reunindo questões sobre privilégio, modernidade e ecologias sonoras nas cidades latino-americanas. Seus artigos foram publicados em Artes la Revista: Revista de la Facultad de Artes de la Universidad de Antioquia, Boletin de Musica de Casa de las Américas e Latin American Music Review. Em 2011 ganhou a Bolsa de Pesquisa em Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Medellín, Colômbia, por seu livro Los Ecos de la Villa. Velasquez está concluindo seu livro Inscrevendo Sons: Tecnologias Musicais e Cultura Auditiva na Colômbia do final do século XIX e início do século XX. Graduado pela Eafit University em Medellín, Colômbia (2005), Velasquez concluiu seu doutorado. Musicologia na Universidade de Pittsburgh (2018). Ele também recebeu várias bolsas e bolsas, incluindo um pós-doutorado pela Michigan Society of Fellows, como Andrew Mellon Pre-Doctoral Fellowship, uma bolsa Fulbright-Mincultura, duas Tinker Summer Field Research Fellowship e a Fundación Carolina Fellowship.

Referências

Alegre González, Lizette y Jorge David García, coord. 2021. Sonido, Escucha y Poder. Ciudad de México: Universidad Autónoma de México.

Bieletto-Bueno, Nathalia, ed. 2020. Ciudades Vibrantes: Sonido y Experiencia Aural en América Latina. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Mayor. https://www.librospatagonia.com/library/search/Ciudades%20vibrantes:%20Sonido%20y%20experiencia%20aural%20urbana%20en%20América%20Latina

Birenbaum Quintero, Michael. Rites, Rights and Rhythms: A Genealogy of Musical Meaning in Colombia's Black Pacific. New York: Oxford University Press, 2018.

Cardoso, Leonardo. 2019. Sound-Politics in São Paulo. New York: Oxford University Press.

Holston, James. 2008. Insurgent Citizenship. Princeton: Princeton University Press.

Ochoa Gautier, Ana María. 2014. Aurality: Listening and Knowledge in Nineteenth-Century Colombia. Durham: Duke University Press.

Velásquez Ospina, Juan Fernando. 2022. “Uncivilized and Noisy: Listening and Discipline in the Colombian Cities During the Late-Nineteenth Century,” in Staging Authority. Edited by Eva Giloi, 455-485. Berlin: De Gruyter Press.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

VELÁSQUEZ OSPINA, J. F. Ciudades vibrantes: Sonido y experiencia aural urbana en América Latina. MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 134–139, 2023. Disponível em: https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/118. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Resenhas