https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/issue/feed MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia 2023-12-22T14:43:59-03:00 Revista MusiMid revistamusimid@gmail.com Open Journal Systems <p><span style="font-weight: 400;"><em><strong>MusiMid: Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia</strong> </em>(ISSN 2675-3944, DOI 10.29327/16597) é uma revista científica semestral de acesso aberto publicada pelo Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid com revisão cega por pares. Publica textos interdisciplinares sobre música, com ênfase para a semiótica musical, bem como no sentido estrito (musicologia, história, crítica).</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Dentre os temas de interesse da Revista, destacam-se as questões relacionadas à performance e seus modelos: suas relações com corpo e suas diversas camadas de mediação, ao longo da história; o papel da tecnologia e as plataformas midiáticas nos processos da comunicação poética; a concepção de instrumento musical e sua interpolação com diversos dispositivos, existentes ou obsoletas (microfone, amplificação, alta-fidelidade), e plataformas midiáticas; as variações dos padrões de escuta, gosto e sensibilidade estética, mediante a introdução das diferentes mídias sonoras; as paisagens sonoras e as mudanças na sensibilidade; as interfaces da linguagem musical com outras linguagens artísticas; questões ligadas a contemporaneidade, globalização, identidade, pertencimento e vínculo afetivo, por meio da música; memória cultural, musical e midiática; constituição de valores estáveis na era do efêmero. </span></p> <p><strong>Qualis (2017-2020): B4 (Artes; Comunicação e Informação; Interdisciplinar)</strong></p> https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/177 A música digital é uma abstração consciente! Um diálogo com Sami Douek 2023-09-17T20:46:04-03:00 Heloísa de Araújo Duarte Valente musimid@gmail.com <p>Sami Douek é engenheiro acústico, especializado na construção de caixas acústicas. De formação humanista, este egípcio de nascimento é um cosmopolita que há vários anos, reside na cidade de Santos. Melômano inquieto, está sempre atento aos debates concernentes à escuta musical: da tecnologia à estética. Nesta entrevista, podemos conhecer um pouco sobre o seu trabalho, suas preocupações intelectuais acerca do seu ofício. Sua concepção acerca de conceitos como “musicofilia”, “audiofilia”.</p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Heloísa de Araújo Duarte Valente https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/118 Ciudades vibrantes: Sonido y experiencia aural urbana en América Latina. 2023-05-26T15:33:33-03:00 Juan Fernando Velásquez Ospina juanf.velasquez1@udea.edu.co <p>El libro Ciudades vibrantes: experiencia sonora y urbana en América Latina, editado por Natalia Bieletto-Bueno (2020), reúne una serie de textos que presentan y analizan, desde distintas perspectivas, las múltiples, y muchas veces contradictorias, relaciones que existen entre el sonido , escucha y espacio público en las ciudades latinoamericanas. De esta forma, ofrece tanto un estado del arte sobre los estudios de las ciudades latinoamericanas realizados desde la perspectiva del giro sonoro, como nuevas formas de entender la ciudad y quienes la habitan.</p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Juan Fernando Velásquez Ospina https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/169 Notas de pesquisas e contatos em tempos híbridos 2023-11-12T12:36:38-03:00 Thayná Bonacorsi bonacorsithayna@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Ciente da efemeridade de minha pesquisa e, de alguma maneira, tentando situar bem o espaço e tempo no qual trabalho, estas notas se apresentam como uma forma de expor, partilhar e dividir as percepções da pesquisa envolvendo performance e tecnologia, do perito conceitual que se alarga e se fecha, das contradições deliciosas de se fazer pesquisa em arte enquanto se une o carácter multi presente das tecnologias digitais tecida nas fronteiras das grandes áreas citadas e por meio de contatos ainda não completamente presenciais mas já não mais proibidos devido questões de saúde pública. Reflito e exponho questões de base teórica para o pensar da performance associada a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e do impacto e da bagagem agregada ao pesquisar tecnologias ao pesquisar sobre os impactos, acomodações e transformações que o ensino remoto da performance deixou após os anos de pandemia.</span></p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Thayná Bonacorsi https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/165 Nota em homenagem à soprano Niza de Castro Tank e sua atuação na Rádio Gazeta de São Paulo 2023-08-30T16:06:08-03:00 Juliana Coli colijuliana@gmail.com <p>In this brief note, we pay tribute to the legacy left by the great soprano Niza de Castro Tank and her career at Rádio Gazeta de São Paulo in the 1950s. For this, it is inevitable to talk about the radio that represented a privileged means of communication for the dissemination of popular music. and erudite in Brazil. This period, notably known as the “golden age” of radio, presents a vast repertoire, which included the Opera Lyric presenting an excellence of its cast with great national and international opera singers, which Niza Tank was part of.</p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Juliana Coli https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/185 Apresentação da Edição: Música entretelas 2023-12-22T14:43:59-03:00 Heloísa de Araújo Duarte Valente whvalent@terra.com.br Jhonatan Alves Pereira Mata jhonatanmata@gmail.com 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Heloísa de Araújo Duarte Valente, Jhonatan Alves Pereira Mata https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/149 Victor Jara e a Revolução Latino-Americana: a canção engajada chilena entre a ditadura militar (1973) e o estallido social (2019) 2023-03-17T11:51:35-03:00 Luís Felipe Machado de Genaro lfgenaro@hotmail.com <p>O artigo tem como objetivo analisar a canção <em>El Derecho de Vivir En Paz</em>, do cantor e compositor chileno Victor Jara, brutalmente assassinado pela ditadura militar imposta no Chile, após o 11 de setembro de 1973. Através dessa análise histórico-crítica, construir uma narrativa capaz de relacionar o tempo passado – a ditadura militar – com os acontecimentos do tempo presente – o <em>estallido social</em> de 2019 –, não como mera relação causa-efeito, mas pensando em sucessivas questões envolvendo a política, os movimentos sociais, reformas e revoluções na história do contiente latino-americano.</p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Luís Felipe Machado de Genaro https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/174 Chansons dans le récit audiovisuels. L’auditeur construit. 2023-08-31T19:02:51-03:00 François Jost francoisjost@orange.fr <p>A qui s'adresse la chanson dans un film ou dans une série? Cet article envisage à partir de quelques exemples comment la chanson segmente les publics en fonction de leur langue, des différentes cultures qui les reçoivent, des générations, partant de l'hypothèse que le chansons s séparent tout autant qu'elles rassemblent. Il s'interroge sur l'attitude à adopter pour l'analyste: une lecture savante en quête de l'intentio auctoris ou l'interprétation ordinaire qui est celle de celui ou celle qui est en train de regarder le film ou la série. L'approche se situe à l'écrat d'une sémiologie immanente, lui préférant une approche pragmatique.</p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 François Jost https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/151 Plataformas musicales: Contribuciones sociosemióticas 2023-08-31T16:02:50-03:00 JOSE LUIS FERNANDEZ unjlfmas@gmail.com <p>En este artículo se presentan herramientas metodológicas para el análisis de las vidas musicales en plataformas, entendidas como una parte de los circuitos de la música popular en la actualidad. &nbsp;El enfoque elegido es el de la sociosemiótica de las mediatizaciones. Se lo propone como un aporte necesario en la mesa de interdisciplina necesaria para el estudio del fenómeno de la mediatización musical en su conjunto. &nbsp;En primer lugar, se brindan definiciones ordenadoras del campo. Luego, se describe el lugar de las plataformas y sus interfaces en los diversos circuitos musicales, explorando casos de diversas plataformas. Sobre ellas se propone aplicar un modelo metodológico, descripto en sus aspectos generales, sin entrar las operaciones finas de análisis. Finalmente, se proponen relaciones con otras instancias de investigación sobre el tema.</p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 JOSE LUIS FERNANDEZ https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/171 Retrospectiva Animada de Felipe Castanhari em videoclipe: Estratégia “easter egg” entre a informação e o entretenimento 2023-11-12T12:58:48-03:00 Sara Rodrigues de Moraes Bridi sarademoraes@gmail.com Ana Carolina Campos de Oliveira ana.dooc@gmail.com Claudia de Albuquerque Thomé cthomereis@gmail.com Paulo Roberto Figueira Leal paulo.leal@ufjf.br <p><span style="font-weight: 400;">As transformações no cenário comunicacional demandam adaptações em busca da audiência. Nesse contexto, a música e a estética de videoclipe (MATA, 2022) têm assumido um lugar estratégico, gerando outras transmidialidades. Este artigo analisa a Retrospectiva animada 2022 – uma paródia musical de As It Was, de Harry Styles, que promete um compilado dos fatos que marcaram o ano, publicada no Canal Nostalgia no YouTube. Questiona-se&nbsp; se a obra também poderia ser considerada como um conteúdo informativo, ao passo que também entretém. Utilizando a Análise da Materialidade Audiovisual (COUTINHO, 2016; 2018), busca-se investigar como e se o conteúdo de Castanhari utiliza-se dos critérios de noticiabilidade para selecionar os fatos que compõem sua retrospectiva e qual é o papel desempenhado pelo recurso musical na construção dessa narrativa, revelando o que os autores denominam neste artigo de “estética </span><em><span style="font-weight: 400;">easter egg”</span></em><span style="font-weight: 400;"> como fio condutor de informações que se desdobram em efeito centrífugo.</span></p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sara de Moraes Bridi, Ana Carolina Campos de Oliveira, Claudia Thomé, Paulo Roberto Leal https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/168 "Nasci com sintetizadores dentro de mim": hyperpop, plataformas digitais e um futuro pós-gênero 2023-08-30T16:01:00-03:00 Fabrício Silveira fabriciosilveira@terra.com.br Rodrigo Fernandez wwrdfernandez@gmail.com <p>O artigo apresenta e problematiza a complexa caracterização do chamado hyperpop enquanto gênero musical (genro). Em paralelo, e/ou concomitantemente, aborda-o como expressão de uma identidade de gênero (gender) mais fluída e não-binária. Certas disposições da plataforma digital Spotify são o estopim da problematização geral. Do ponto de vista metodológico, adotamos procedimentos cartográficos, bem como entrevistas dadas por artistas envolvidos nessa produção musical, dentro e fora do Brasil. No plano teórico, além do filósofo e crítico cultural inglês Mark Fisher, recorremos a outros especialistas acadêmicos que têm dado atenção ao fenômeno. Em conclusão, defendemos o hyperpop como anúncio e efetivação de um futuro pós-humano e pós-gênero.</p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Fabrício Silveira, Rodrigo https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/172 TikTok como um medidor de decibéis no universo musical: o caso de Luisa Sonza e suas cachorrinhas 2023-11-10T14:19:44-03:00 Laryssa Gabellini gabelliniacademico@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Com base em relatórios e dados de downloads é possível interpretar que as plataformas digitais fazem parte do dia-a-dia de muitos dos brasileiros que possuem acesso à internet. Como exemplo temos o TikTok o qual tem um número total de downloads de 3 bilhões</span><span style="font-weight: 400;">, tornando-o o aplicativo mais baixado no primeiro e segundo trimestres de 2021. A partir dessa premissa observar o TikTok significa visualizar como esse ambiente passou a representar contínua aceleração nos modos de produção, circulação e consumo, em especial de faixas musicais. A própria plataforma cita em suas definições e objetivos como um espaço com objetivo de estimular criatividade e permitir que as pessoas sejam autênticas, sinceras e livres, destacando a diversidade do ambiente. Dessa forma, usaremos um dos lançamentos de trabalho da cantora e compositora Luisa Sonza, a música “Cachorrinhas”, para refletir acerca dos impactos e das apropriações midiáticas, de novas práticas profissionais e de competências comunicacionais que acabam por ser atravessadas pelo digital, em especial no TikTok com apropriação da música para trends</span><span style="font-weight: 400;">, engajamento e o papel do vídeo amador dentro dessa dinâmica de divulgação que esbarra em amplos debates comunicacionais. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica de conceitos e referências iremos destacar noções emergentes que surgem a partir desse exemplo de análise.&nbsp; </span></p> 2023-12-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Laryssa Gabellini